Euro atinge mínima de 20 anos, com PMI mostrando crescimento estagnado

Investing.com

Publicado 05.07.2022 06:04

Atualizado 05.07.2022 08:41

Por Geoffrey Smith

Investing.com – O euro renovou sua mínima de 20 anos frente ao dólar na terça-feira, depois que novos dados de pesquisas mostraram que a economia da zona do euro se aproximava de uma contração, pressionada pela guerra da Rússia na Ucrânia.

Às 8h40 (horário de Brasília), o euro recuava 1,18% no dia, a 1,0297, nível mais baixo desde que passou a superar o ceticismo global em relação à sua criação em 1999.

A última pernada de baixa ocorreu após a divulgação do índice de gerentes de compras da S&P Global para o bloco da moeda única, um indicador bastante acompanhado de atividade, que caiu para 52,0 em junho, contra 54,8 em maio. O número ficou um pouco acima do previsto inicialmente, mas, ainda assim, foi a leitura mais baixa em 16 meses.

A S&P disse que os dados significavam que o crescimento da zona do euro provavelmente desacelerou para cerca de 0,2% no segundo trimestre como um todo, enquanto a redução de novos pedidos e empregos, por exemplo, indicava que o pior ainda estava por vir nos próximos meses.

“O setor industrial já está em declínio, pela primeira vez em dois anos, e o setor de serviços sofreu uma acentuada perda de vigor no crescimento, em meio à crise do custo de vida”, afirmou Chris Williamson, economista-chefe da S&P Global Market Intelligence.

“Os gastos das famílias com bens e serviços não essenciais ficaram sob pressão devido à disparada dos preços, mas os gastos e investimentos das empresas também estão caindo em resposta à piora da perspectiva e ao aperto das condições financeiras”, complementou.

Um ponto positivo da pesquisa foi o fato de que as pressões inflacionárias podem estar começando a diminuir, revelou a S&P, citando “um substancial arrefecimento do aumento dos preços industriais, melhorando as cadeias de suprimentos e a queda de demanda”. Mesmo assim, eles continuam “elevados".

Qualquer flexibilização sustentada das pressões de preço pode reduzir a pressão para que o Banco Central Europeu eleve as taxas de juros agressivamente ao longo do verão. A projeção do banco fez com que os mercados esperassem um aumento de 25 pontos-base em julho e de 50 pontos-base em setembro.

Os dados do PMI desencadearam uma abrupta revisão dessas expectativas. Às 8h20 (horário de Brasília), a taxa do título de 2 anos da Alemanha, sensível aos juros, registrava queda de 15 pontos-base, a 0,53%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações