Euro hesita, mas tendência é de alta antes de discurso de Powell

Investing.com  |  Autor David Wagner

Publicado 08.11.2023 09:06

Atualizado 08.11.2023 09:51

Investing.com - Após a forte valorização da semana passada, o euro atingiu a máxima de quase dois meses contra o dólar na segunda-feira, 6, de 1,0757, mas acabou entrando em correção e recuou para a mínima de 1,0664 ontem e permanece abaixo do nível de 1,07 nesta quarta-feira, 8, pela manhã.

A moeda americana foi pressionada na última semana pela reunião do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) e pelo relatório de empregos dos EUA, que sinalizaram para o fim do ciclo de alta de juros no país. Segundo o Monitor de Juros do Fed, fornecido pelo Investing.com, a probabilidade de um aumento de juros na reunião de 13 de dezembro caiu de cerca de 30% para apenas 10% em uma semana.

Já o euro foi afetado por vários indicadores negativos desde o início da semana, que provocaram uma correção dos ganhos recentes. Entre eles, destacam-se o PMI industrial europeu, que ficou em linha com o consenso na segunda-feira, e a forte queda na produção industrial alemã na terça-feira.

Além disso, vários membros do Fed discursaram ontem e sinalizaram que o ciclo de alta de juros não está encerrado. Nesse contexto, o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, previsto para esta quarta-feira, será acompanhado de perto, assim como seu impacto nas expectativas de juros.

Análise técnica do euro

Do ponto de vista técnico, é importante observar que a correção do euro contra o dólar (EUR/USD) desde o início da semana ocorreu após uma rejeição no limite superior de um canal de alta visível há cerca de 6 semanas. 

Enquanto o par se mantiver dentro desse canal, a tendência de alta não será invalidada. 

No entanto, isso implica que o euro-dólar pode aprofundar sua queda até cerca de 1,06 antes de encontrar suporte no limite inferior do canal. 

Quanto aos níveis-chave a serem monitorados, as resistências estão em 1,07 e 1,0750-60, antes de um obstáculo muito mais relevante em 1,08, onde se encontram as médias móveis de 100 e 200 dias, dois indicadores muito seguidos. Para baixo, o primeiro suporte potencial é uma antiga resistência que se situa em torno de 1,0640, antes de 1,06.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações