Euro segue hesitante contra o dólar e pode voltar a cair com inflação na Europa

Investing.com  |  Autor David Wagner

Publicado 29.11.2022 05:36

Atualizado 29.11.2022 10:10

Investing.com – O euro registrou grande volatilidade contra o dólar na sessão de ontem, atingindo a máxima de 1,0497, maior nível desde 29 de junho, antes de corrigir até a mínima de 1,0331 durante a noite.

O dia de ontem foi repleto de notícias com peso sobre o câmbio euro/dólar, como os protestos na China, que inicialmente geraram uma onda de aversão ao risco, provocando a queda do par no domingo.

Na segunda-feira pela manhã, houve uma forte recuperação, motivada pela desvalorização generalizada do dólar, sem que houvesse um vetor específico para o movimento. Alguns analistas apontaram para a esperança de que as manifestações na China pudessem finalmente levar a uma flexibilização antecipada da política de Covid zero no país, o que contribuiu para a melhora do sentimento no mercado.

No entanto, os vendedores voltaram a atuar, fazendo o euro recuar para o importante patamar de US$ 1,05.

Uma série de discursos de banqueiros centrais, incluindo Christine Lagarde, presidente do BCE, e James Bullard, presidente da sucursal do Fed em St. Louis, chegaram a animar a tarde, mas sem uma influência decisiva.

Às 10h09, a moeda europeia subia 0,4% a US$ 1,0378.

h2 Euro continua hesitante contra a média móvel de 200 dias/h2

Do ponto de vista da análise técnica, a movimentação de ontem foi marcada principalmente pela falha do EUR/USD em superar a média móvel de 200 dias, como mostra o gráfico abaixo: