Euro sobe 300 pips em menos de 2 dias, mas tendência permanece negativa

Investing.com  |  Autor Ambar Warrick

Publicado 29.09.2022 20:48

Atualizado 30.09.2022 09:21

Investing.com – O euro registrou um segundo dia consecutivo de forte recuperação ontem, atingindo um pico em 0,9844, o maior em uma semana. Desde a mínima de quarta-feira e o piso de 20 anos em 0,9538, o euro-dólar estava registrando um ganho de mais de 300 pips no pico de ontem em menos de dois dias.

Quanto às razões desta recuperação, além de potenciais compras oportunistas, a moeda europeia se beneficiou de uma correção do dólar, mas também foi suportado por uma subida das expectativas para a próxima reunião do Banco Central Europeu (BCE).

No entanto, no momento da escrita desse artigo a moeda europeia recuava 0,61% a US$ 0,9754.

h2 O BCE hawkish impulsiona euro/h2

Em questão, encontramos em particular comentários de Gediminas Simkus, presidente do Conselho de Administração do Banco da Lituânia, que se declarou quinta-feira de manhã a favor de um aumento da taxa do BCE de 0,75 ponto percentual em outubro. .

"Minha escolha seria 75 (pontos básicos)", disse Simkus à Bloomberg TV. "Entendo que as opções podem estar na mesa, mas 50 é o mínimo", acrescentou, o que parece ter apoiado amplamente o euro.

Note-se que o BCE elevou as suas taxas em 125 pontos base (de 0% para 1,25%) nas duas últimas reuniões de política monetária e se comprometeu a continuar nesta trajetória.

Madis Mueller, presidente do Banco da Estônia, também decidiu ontem que o BCE deve proceder a um novo aumento “significativo” em suas taxas, mas também abrir os debates com bastante rapidez sobre a redução de seu balanço.

Os números preliminares da inflação de setembro na Alemanha divulgados ontem, que mais uma vez se mostraram acima das expectativas, reforçaram ainda mais as expectativas de que o BCE continuará a apertar agressivamente sua política monetária.

h2 Análise gráfica do euro e limites-chave a serem observados/h2

Do ponto de vista técnico, o perfil de curto prazo do euro melhora significativamente, a resistência de 0,97, bem como a alta do dia anterior em 0,9750, e o limiar psicológico de 0,98 está sendo testado.

Além disso, como visto no gráfico horário abaixo, os movimentos recentes em EUR/USD formam uma cunha de alta: