Euro sobe após BCE, dólar cai em cenário de apetite ao risco

Investing.com  |  Autor David Wagner

Publicado 16.06.2023 09:36

Investing.com - OEUR/USD subiu acentuadamente na quinta-feira, beneficiando-se de uma reunião do BCE amplamente hawkish que apoiou o euro, enquanto uma onda de apetite pelo risco reduziu o interesse dos investidores no dólar porto-seguro.

O euro atingiu o pico de 1,0954 na tarde de quinta-feira, seu nível mais alto desde 11 de maio, e permanece próximo a esse pico na manhã desta sexta-feira.

No que diz respeito ao BCE, o banco central aumentou sua taxa básica em 0,25%, como esperado, e alertou que é provável que haja outro aumento semelhante. O BCE também sugeriu que o debate permanece aberto sobre um possível aumento adicional da taxa em setembro, o que beneficiou o euro.

A alta do par de moedas foi ainda mais reforçada pela fraqueza generalizada do dólar no mercado cambial, já que o dólar perdeu seu apelo de moeda porto-seguro, enquanto os índices dos EUA registraram ganhos sólidos.

Quanto à programação de sexta-feira, observe que o euro ainda deve ser influenciado por uma nova estimativa do IPC da zona do euro, às 11h, bem como pelo índice de confiança do consumidor da Universidade de Michigan, às 16h.

h2 Limiares técnicos a serem observados no euro/h2

Do ponto de vista do gráfico, o aumento do euro na quinta-feira confirmou os rompimentos acima da MA de 100 dias e do limite de 1,08, observados no dia anterior.