Euro sobe para máxima de 5 meses à espera de dados do mercado de trabalho dos EUA

Investing.com  |  Autor David Wagner

Publicado 02.12.2022 05:36

Atualizado 02.12.2022 09:05

Investing.com - O último dia da semana pode ser decisivo para o euro, cujo forte crescimento nos últimos dias será posto à prova nesta sexta-feira (2). Os investidores estão esperando ansiosamente os números de emprego dos EUA para novembro, depois que a moeda europeia atingiu um pico de US$ 1,0545, o mais alto desde 29 de junho.

Lembramos que a subida do euro esta semana é fruto do discurso do chairman do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, confirmando a perspectiva de uma alta mais lenta da taxa de juros na próxima reunião de política monetária do banco central dos EUA.

E enquanto o mercado já estava em grande parte antecipando um aumento de 50 pontos base (de 0,75 ponto percentual nas quatro reuniões anteriores) antes do discurso de Powell, a convicção do mercado que o Fed está preparando para uma amenização do aperto monetário ainda foi reforçado, o que pesou no dólar, em benefício do euro.

Os comentários de Christine Lagarde ontem não impediram o fenômeno, pois a presidente do Banco Central Europeu (BCE) disse que a política monetária é complicada pelas incertezas e que os bancos centrais devem continuar a trabalhar para trazer inflação de volta ao alvo.

h2 Payroll pode ser fundamental para o euro hoje/h2

O destino da moeda europeia hoje dependerá em grande parte do Relatório de emprego sobre a criação de postos de trabalho nos Estados Unidos em novembro. A estimativa é que 251 mil empregos foram criados mês passado, uma desaceleração em relação aos 261 mil criados no mês anterior, com a taxa de desemprego se mantendo estável em 3,7%, e a média de ganhos por hora deverá subir de 4,7% no mês anterior para 4,6% em uma base anualizada.

Quanto à reação potencial do euro a esses números, as más notícias deveriam, em princípio, reforçar as expectativas de uma desaceleração na alta dos juros doFed, que seria negativa para o dólar e positiva para o euro.

Por outro lado, um relatório de emprego mais forte do que o esperado poderia fortalecer o dólar, embora seja improvável que isso seja suficiente para realmente desafiar a perspectiva de uma flexibilização da postura do Fed em dezembro.

h2 Euro já retrocedeu mais da metade do declínio de 2022/h2

De um ponto de vista técnico, o euro agora ultrapassou a média móvel de 200 dias (1,0366), onde tem lutado para se manter desde o primeiro teste em meados de novembro.

Além disso, a moeda europeia já recuou mais de 50% da tendência de queda de 2022 observada entre 10 de fevereiro e 28 de setembro.

Finalmente, se a tendência de alta continuar, a área de 1,06-1,0640, que tem visto várias inversões de alta e baixa em abril, maio e junho, será o próximo obstáculo a ser considerado.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações