Favorito à presidência da Argentina diz a rádio que peso em 60 por dólar "parece bom"

Reuters

Publicado 15.08.2019 10:29

Favorito à presidência da Argentina diz a rádio que peso em 60 por dólar "parece bom"

BUENOS AIRES (Reuters) - O candidato da oposição argentino, Alberto Fernández, disse nesta quinta-feira que o nível do peso a 60 por dólar é um nível bom, logo depois da moeda acumular uma queda de 25% desde sua vitória nas eleições primárias no domingo.

"O peso a 60 por dólar me parece bom", disse Fernández em entrevista à Radio Mitre.

No entanto, esses comentários podem se mostrar inadequados caso a moeda caia ainda mais. O peso, que operava próximo da estabilidade após abrir às 10h, fechou com queda de 7,14% na quarta-feira, a 60,2 por dólar.

A volta da Argentina à crise ocorre em meio à volatilidade generalizada e aos temores de uma recessão global desencadeada pela guerra comercial entre China e Estados Unidos e pelos protestos que acontecem em Hong Kong. Os mercados emergentes têm sido particularmente prejudicados pela volatilidade nos mercados globais.

Na Argentina, o índice de ações Merval afundou 34,47% desde domingo.

Na quarta-feira, Macri anunciou uma série de subsídios sociais e cortes de impostos para trabalhadores de baixa renda, numa reviravolta desconfortável para um presidente que assumiu o cargo em 2015 prometendo cortar os subsídios públicos e corrigir o que chamou de anos de má administração econômica esquerdista.