FMI nomeou duas moedas que podem acabar com o domínio do dólar

Investing.com

Publicado 02.06.2022 17:56

Atualizado 03.06.2022 11:54

Investing.com - O domínio do dólar está se desgastando sob a pressão de moedas de reserva não convencionais, como coroa sueca, que avançou à medida que os gerentes de reservas do banco central buscam diversificar seus portfólios, dizem economistas do FMI .

O dólar reinou supremo como moeda de reserva mundial por décadas, mas, de acordo com economistas do Fundo Monetário Internacional, a situação está mudando a cada dia.

De fato, a participação do dólar nas reservas cambiais globais caiu abaixo de 59% no último trimestre do ano passado, continuando uma tendência de queda de duas décadas, disse o FMI nesta quarta-feira.

O dólar não conseguiu manter o mesmo domínio dos anos anteriores.

A saída se deve ao interesse dos bancos centrais em reservas não tradicionais, incluindo a coroa sueca, won sul-coreano, dólares australianos e canadenses. As moedas de países pequenos que não eram tradicionalmente mantidas em reservas respondem por três quartos do abandono do dólar, segundo economistas do FMI.

Ao mesmo tempo, outras moedas tradicionais de reserva, como o euro, o iene e a libra, não se beneficiaram com o abandono do dólar.

Especialistas do FMI observaram que três fatores contribuíram para minar a posição do dólar: a crescente liquidez dos mercados de moedas não tradicionais, o crescimento de novas tecnologias financeiras que permitem negociar moedas de países pequenos mais baratos e a busca por títulos com rendimentos mais elevados por parte dos bancos centrais num contexto de rendimentos decrescentes em títulos de 10 anos do Tesouro EUA .

Mas nem todos concordam com esse ponto de vista. Por exemplo, um estrategista do Morgan Stanley (NYSE:MS) disse recentemente que o domínio do dólar continuará "por muito tempo", já que a rígida política COVID-19 da China lança uma sombra sobre a atratividade do yuan .

A ideia de dominância do dólar também foi apoiada por um porta-voz do Tesouro dos EUA, que sugeriu que o dólar continuaria sendo a reserva cambial global.

Não esqueçamos outra visão, expressa pelo FMI, de que as sanções ocidentais à Rússia poderiam reduzir o domínio do dólar americano. Isso levará à adoção de criptomoedas e stablecoins, embora ainda haja uma lacuna em sua regulamentação.

Se o dólar superar outras moedas, não serão seus principais rivais, como o euro e a libra, mas sim um amplo grupo de moedas alternativas.

— Com informações do Business Insider

Por Investing.com Rússia

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações