Força do real é desafiada em meio a piora econômica

Reuters

Publicado 03.03.2023 08:08

Por Gabriel Burin

BUENOS AIRES (Reuters) - A força do real pode ser desafiada em breve por preocupações crescentes com a desaceleração econômica e divergências entre o governo e o Banco Central, mostrou uma pesquisa da Reuters com especialistas em câmbio.

A moeda brasileira tem rondado os 5,20 por dólar nos últimos meses, após um período fraco no segundo trimestre de 2022, tendo superado preocupações sobre a volatilidade no mercado ao longo do período eleitoral.

A pesquisa desta sexta-feira aponta para uma valorização do real de 1,9% no período de um ano à frente, para 5,10 por dólar, de acordo com a estimativa média de 19 estrategistas de câmbio entrevistados de 28 de fevereiro a 2 de março. O dólar estava em cerca de 5,19 reais na quarta-feira.

No entanto, analistas alertaram para uma potencial fase instável à frente, em meio a sinais de deterioração econômica após um salto da atividade no ano passado em resposta a gastos inflacionários do ex-presidente Jair Bolsonaro.

"As preocupações com o crescimento não vão desaparecer tão cedo e os riscos de um aperto monetário adicional do Federal Reserve são elevados", disse Edward Moya, analista sênior de mercados da Oanda. "O real deve ter mais perdas no primeiro semestre."

A economia do Brasil recuou 0,2% no quarto trimestre de 2022, sofrendo com o impacto tardio de um aumento nos preços ao consumidor e altas acentuadas nas taxas de juros.

As principais autoridades econômicas do país, por sua vez, estão profundamente divididas, com o Banco Central dando continuidade a uma estratégia monetária restritiva que está sendo atacada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros de seu governo.

A pesquisa também mostrou que o peso mexicano provavelmente permanecerá em terreno sólido depois de ter atingido seus níveis mais fortes em cinco anos nesta semana, quase cruzando a marca de 18,00 por dólar.

O peso deve ser negociado em 19,40 por dólar em um ano, implicando uma perda de 6,5% em relação aos níveis de quarta-feira, mas ainda próximo dos 20,00 por dólar, que é considerado um nível saudável.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações