Forex - USD/CHF atinge alta de 12 dias após dados do PIB da zona do euro

Investing.com

Publicado 06.03.2012 07:47

Investing.com - O dólar norte-americano subiu para uma alta de 12 dias em relação ao franco suíço nesta terça-feira, na medida em que as preocupações acerca das previsões de crescimento global se intensificaram após dados terem confirmado que a economia da zona euro contraiu no quarto trimestre de 2011.

USD/CHF atingiu 0,9181 durante as negociações europeias da manhã, a maior alta do par desde 17 de fevereiro; posteriormente, as duas moedas se consolidaram em 0,9175, subindo 0,56%.

Era possível que o par encontrasse apoio em 0,9105, a baixa de segunda-feira, e resistência em 0,9250, a alta de 15 de fevereiro.

O Eurostat informou que o produto interno bruto (PIB) da zona do euro contraiu por um ajuste sazonal de 0,3% no quarto trimestre, em consonância com as expectativas e inalterado comparado a uma estimativa preliminar.

O PIB anualizado contraiu a uma taxa de 0,7%, também em consonância com as expectativas e não revisto a partir de uma estimativa inicial.

Os dados alimentaram as preocupações acerca das perspectivas de crescimento global, sendo divulgados um dia após o premiê chinês Wen Jiabao ter dito que seu governo terá como meta uma expansão de 7,5% em 2012, a menor meta para o PIB em oito anos.

Os investidores também ficaram agitados antes do prazo final, 08 de março, que os credores privados da Grécia têm para assinar um acordo de troca de títulos públicos somando € 106 bilhões, uma exigência para que o país consiga usar o recentemente aprovado fundo de resgate no valor de € 130 bilhões.

No início do dia, o ministro das Finanças da Grécia, Evangelos Venizelos, insistiu fortemente que os credores do setor privado participassem do acordo de troca de dívida e advertiu que era a melhor oferta que iriam receber.

O franco suíço apresentou leve queda em relação ao euro, com EUR/CHF avançando 0,02%, para 1,2060, mas apresentou forte queda em relação ao sólido iene, com CHF/JPY caindo 1,28%, para 88,22.

No início da terça-feira, o Banco da Reserva da Austrália manteve sua taxa básica de juros inalterada em 4,5%, em uma decisão já esperada, mas não conseguiu descartar a possibilidade de mais cortes de taxa se as condições econômicas mundiais enfraquecerem dali para frente.
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações