Goldman Sachs não acredita em desdolarização, o dólar "não tem concorrente de verdade"

Investing.com

Publicado 26.04.2023 13:51

Atualizado 26.04.2023 14:12

Investing.com - Com muitos analistas cada vez mais preocupados com a perda do status de moeda de reserva global do dólar, o Goldman Sachs (NYSE:GS) disse na última terça que não acreditaria na desdolarização, acreditando que o dólar permanecerá dominante no cenário mundial por muito tempo.

Embora GS admita que é um risco claro se os Estados Unidos abusarem de seus "privilégios exorbitantes", o banco acredita que a desdolarização é "muita conversa (novamente), não muitas ações".

"Não vemos nenhuma evidência disso nos dados até agora (por exemplo, até mesmo a crescente participação de reserva do CNY no Brasil substituiu o CAD, não o dólar), e estamos confiantes de que atualmente não há nenhum concorrente real", disse o Goldman disse Sachs.

O banco explicou que "algumas das quedas na participação do dólar provavelmente podem ser atribuídas às forças estáveis ​​do mercado, já que os títulos do Tesouro caíram e os bancos centrais asiáticos venderam suas participações em dólares para conter a alta do dólar no ano passado".

Os analistas do Goldman Sachs também observaram que "além disso, as sanções contra a Rússia, os planos do Brasil de implementar acordos de compensação do yuan, a especulação sobre o uso do yuan no comércio de commodities, bem como a crise bancária e a crise do teto da dívida nos Estados Unidos não são suficiente para suplantar o papel do dólar nas reservas mundiais ou no comércio".

Com efeito, consideram que "outras moedas ainda têm de superar muitos obstáculos para alcançar o mesmo estatuto do dólar", dada "a profundidade do mercado de capitais, o estabelecimento de confiança para o acesso e o enquadramento legal, da faturação comercial e da gestão cambial sistemas".

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações