Iene: Ameaça de intervenção continua, enquanto divisa japonesa cai ante o dólar

Investing.com  |  Autor Ambar Warrick

Publicado 11.04.2024 18:15

Atualizado 11.04.2024 20:45

Investing.com – Autoridades do governo japonês reforçaram os alertas sobre uma possível intervenção no mercado de câmbio, em resposta à desvalorização do iene frente ao dólar, que atingiu o menor nível desde 1990 após a divulgação de dados de inflação americanos (IPC) acima das expectativas.

Na quarta-feira, o par USD/JPY atingiu o patamar de 153,24, o mais alto em 34 anos, impulsionado por um dólar fortalecido que viu o índice do dólar alcançar seu pico de cinco meses. No entanto, houve uma retração para cerca de 152,84 no comércio asiático de quinta-feira, após declarações do ministro das Finanças do Japão, Shunichi Suzuki, que classificou os recentes movimentos cambiais “excessivos” como “indesejáveis” e mencionou estar em constante comunicação com o vice-ministro das Finanças, Masato Kanda, sobre a situação do mercado.

Porém, a manifestação de Suzuki não foi suficiente. Às 18:14, a moeda japonesa voltou a ser negociada a 153,24 ienes por dólar.

Kanda, que anteriormente não descartou medidas para estabilizar o câmbio, reiterou a possibilidade de intervenção para conter a volatilidade excessiva. A perspectiva de intervenção governamental, uma estratégia já adotada em 2022 sob a liderança de Kanda, trouxe algum suporte ao iene, que havia sido pressionado para níveis acima de 152.

A expectativa de taxas de juros mais altas nos Estados Unidos por um período prolongado mantém a pressão sobre o iene. O recente índice de preços ao consumidor dos EUA, que superou as previsões, contribuiu para a fraqueza da moeda japonesa, levando os investidores a descartarem a possibilidade de cortes antecipados nas taxas de juros pelo Federal Reserve. As atas da reunião de março do Fed reforçaram essa visão, evidenciando a preocupação dos oficiais com a inflação persistente, mesmo antes dos dados inflacionários de março.

Com o Banco do Japão mantendo-se reticente quanto a aumentos futuros nas taxas de juros, as taxas de juros americanas devem continuar sendo o principal fator de influência para o iene no curto prazo.

Quer ter sucesso nas suas estratégias com ações ligadas às moedas mais fortes do mundo, como dólar e iene?

Então acesse o mesmo nível de informações e dados financeiros dos profissionais com os insights e recursos de inteligência artificial disponíveis no InvestingPro.

Use o cupom INVESTIR e tenha um desconto especial nas assinaturas de 1 e 2 anos do Pro e Pro+!

Veja como aplicar o cupom no vídeo abaixo:

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações