Iuane chinês atinge mínima de 2 anos contra o dólar por problemas econômicos e juros nos EUA

Investing.com  |  Autor Ambar Warrick

Publicado 20.09.2022 23:14

Atualizado 21.09.2022 09:30

Por Ambar Warrick

Investing.com — O iuane chinês afundou até a mínima de dois anos nesta quarta-feira, devido à expectativa de um novo aumento de juros nos EUA, responsável por impulsionar o dólar, além de preocupações com uma desaceleração do crescimento econômico no país.

Às 9h29, o iuane caía 0,42%, para 7,0478 contra o dólar, após chegar seu nível mais fraco desde julho de 2020. O movimento também marcou a terceira sessão consecutiva em que a moeda fica abaixo do importante patamar psicológico de 7.

A maior fonte de pressão sobre o iuane era a valorização do dólar. O Índice Dólar saltou 0,6% na terça-feira e estava perto das máximas de 20 anos, na expectativa de um aumento de pelo menos 75 pontos-base (pb) na taxa de juros pelo Federal Reserva dos EUA hoje.

O iuane agora enfrenta um distanciamento cada vez maior entre as taxas de juros locais e dos EUA, principal razão por trás das perdas incorridas pela moeda neste ano. O Banco Popular da China manteve sua taxa básica na terça-feira, após cortá-la diversas vezes neste ano, a fim de promover o crescimento.

O governo chinês agora precisa fazer um verdadeiro “malabarismo” para injetar mais estímulo ao crescimento econômico, sem fazer com que o iuane se desvalorize ainda mais. A moeda recuou apesar de uma série de ações de respaldo do banco central e, neste ano, é uma das divisas com pior desempenho na Ásia.

O crescimento econômico na China desacelerou consideravelmente neste ano, em grande medida devido à política de Covid zero implementada por Pequim. Os bloqueios sanitários em grandes centros econômicos, como Shenzhen e Chengdu, interromperam a atividade comercial, além de minar profundamente a confiança dos investidores no país.

Na quarta-feira, a Câmara Europeia de Comércio, um importante grupo industrial, alertou que a atratividade da China como centro de investimento estava se deteriorando, em razão da sua relutância em mudar de posição em relação à política de Covid zero.

A política resultou em lockdowns esporádicos neste ano e manteve as fronteiras chinesas fechadas, em grande parte, a viagens internacionais. Pequim corroborou seu posicionamento, declarando que precisava evitar que o sistema de saúde se sobrecarregasse, além de evitar a perda de vidas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações