Lane, do BCE, alerta contra tolerância de inflação baixa à medida que mais estímulos se aproximam

Reuters

Publicado 26.11.2020 11:41

FRANKFURT (Reuters) - O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE) alertou nesta quinta-feira que a aceitação de "uma fase mais longa de inflação ainda mais baixa" prejudicaria o consumo e o investimento, além de fortalecer expectativas de um baixo crescimento dos preços no futuro.

O BCE está preparando um novo pacote de estímulo para ajudar a amortecer o impacto da pandemia de coronavírus. Também está revendo a maneira como conduz suas operações, depois de não conseguir elevar a inflação a sua meta por quase uma década.

Lane disse que simplesmente deixar o crescimento dos preços ficar abaixo da meta do BCE, de pouco menos de 2%, não é uma opção.

"Tolerar uma fase mais longa de inflação ainda mais baixa... do que o originalmente previsto seria caro e arriscado", disse Philip Lane a um público acadêmico via web.

"Em primeiro lugar, isso implicaria uma recuperação mais fraca do consumo e do investimento, como resultado de expectativa de taxas de juros reais mais altas. Em segundo lugar, isso contribuiria para uma queda nas expectativas de inflação que poderia se consolidar."