Libra esterlina tenta esboçar reação enquanto governo Boris Johnson balança

Investing.com

Publicado 06.07.2022 11:26

Atualizado 06.07.2022 13:08

Por Geoffrey Smith

Investing.com -- A libra esterlina tentava esboçar uma reação enquanto o primeiro-ministro Boris Johnson se segurava no poder após um novo escândalo envolvendo sua condução do Partido Conservador.

Às 13h06 (horário de Brasília), a libra esterlina estava em queda de 0,51% a US$ 1,1895, com os mercados atentos à perspectiva de uma política fiscal mais expansionista e o afastamento de uma ameaça mais imediata ao fornecimento de energia do país e ao seu balanço de pagamentos.

Mais cedo, Johnson conseguiu sobreviver a uma intensa série de questionamentos na Câmara dos Comuns feitos tanto pela oposição quanto por setores do seu próprio partido, a fim de saber por que o mandatário faltou com a verdade em relação à promoção de um homem acusado de assédio sexual ao cargo de chefe-adjunto da Secretaria Parlamentar do Tesouro.

Repetindo seu posicionamento adotado nos últimos meses, Johnson recusou-se a deixar o cargo, apontando para o fato de que ainda comandava uma considerável maioria na Câmara, após sua vitória eleitoral de 2019.

No entanto, a sensação de paralisia no governo está aumentando, após dois ministros de alto escalão – o chefe do Tesouro, Rishi Sunak, e o Ministro da Saúde, Sajid Javid – renunciarem na terça-feira por conta da forma como o assunto vem sendo tratado.

Javid repetiu sua crítica ao que chamou de “falta de integridade e competência" de Johnson em um pronunciamento à Câmara imediatamente depois do fim da sessão de perguntas semanais ao primeiro-ministro.

“O botão de reset só pode funcionar algumas vezes”, afirmou Javid. “Só dá para ligar e desligar a máquina tantas vezes depois de perceber que algo está muito errado”.

Johnson substituiu Sunak por Nadhim Zahawi, que é visto como mais complacente do que seu antecessor. Sunak, em sua carta de renúncia, mencionou profundas diferenças em relação à política fiscal, sugerindo que desejava ver um progresso maior na redução do déficit orçamentário.

“Como o primeiro-ministro e vários outros parlamentares conservadores mostram um descontentamento cada vez maior com a rígida política fiscal de Sunak, é pouco provável que Zahawi tenha um foco tão grande em tentar equilibrar as contas”, afirmaram os analistas do HSBC, Simon Wells e Chris Hare, em nota aos clientes. Eles ressaltaram que Sunak “citou a necessidade de ‘sacrifícios e decisões difíceis’” em sua carta de renúncia. “Por enquanto, as inclinações mais flexíveis (dovish) de Johnson parecem ter vencido”.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações