Libra esterlina toca mínima histórica contra o dólar, após medidas de estímulo econômico

Investing.com  |  Autor Peter Nurse

Publicado 26.09.2022 03:42

Atualizado 26.09.2022 08:50

Por Peter Nurse

Investing.com — A libra esterlina continuava em queda no início das negociações desta segunda-feira na Europa, atingindo a mínima recorde contra o dólar, diante de dúvidas dos operadores em relação à sustentabilidade do plano econômico do novo governo do Reino Unido.

A libra esterlina chegou a se desvalorizar 5% frente ao dólar, até tocar a mínima histórica de 1,0327 nesta segunda-feira, antes de se estabilizar em torno de 1,0791, ou 0,63% abaixo do fechamento da sessão anterior.

Essa fraqueza ocorre após fortes vendas na sexta-feira, logo após o novo ministro da economia britânico, Kwasi Kwarteng, revelar o maior pacote de corte de impostos do país em 50 anos, o qual provavelmente deverá ser financiado pelo mais intenso aumento de emissão de dívida desde 1972, mesmo com o país enfrentando uma desaceleração do crescimento e um déficit duplo.

Kwarteng declarou, em um entrevista no domingo, que pretendia seguir cortando tributos, como parte do esforço de impulsionar o crescimento econômico do Reino Unido, afirmando à BBC que havia “mais por vir".

A desvalorização da libra esterlina ajudou o dólar a alcançar um novo pico de duas décadas contra uma cesta de grandes divisas.

Às 8:25 de Brasília, o Índice Dólar, que compara a moeda americana contra um conjunto de seis outras divisas, subia 0,47%, para 113,495, com pico em 114,41.

O euro foi duramente impactado e recuava 0,46% contra o dólar, a 0,9645, depois de atingir uma nova mínima de 20 anos a 0,96.

A escalada da guerra na Ucrânia, com a Rússia realizando referendos amplamente criticados para anexar territórios tomados à força de seu vizinho, prejudicou a moeda única, em conjunto com o aumento da incerteza em relação à eleição do fim de semana na Itália, a qual abriu espaço para a ascensão de uma aliança de direita na terceira maior economia da zona do euro.

LEIA MAIS: "Giorgia Meloni ganhou", como os mercados e analistas reagiram

O iene recuava 0,65% contra o dólar, a 144,24, apesar de uma intervenção das autoridades japonesas, na semana passada, para dar suporte à moeda do país pela primeira vez desde 1998.

Dados mostram que a atividade japonesa registrou um leve crescimento em setembro, mas a perspectiva para a economia do país continuava pressionada pela alta da inflação e o enfraquecimento do iene.

O dólar australiano, mais sensíveis ao risco, caía 0,51% contra o dólar, a 0,6496, e o iuane chinês se desvalorizava 0,50% em relação à moeda dos EUA, a 7,1620, depois de atingir uma nova mínima de dois anos frente ao dólar, apesar de diversas medidas do Banco Popular da China no sentido de restringir uma desvalorização maior da divisa.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações