Libra ignora aviso de “excesso de otimismo” e atinge máxima de vários anos

Investing.com

Publicado 28.01.2021 17:07

Por Yasin Ebrahim

Investing.com - A libra saltou para uma alta de mais de dois anos e meio na quinta-feira (28), apesar dos especialistas alertarem sobre "otimismo excessivo" na moeda em meio à incerteza sobre a economia do Reino Unido, que deve sofrer mais uma queda com a extensão das medidas de bloqueio.

O par GBP/USD subiu 0,39% para US$ 1,3740, seu maior valor desde março de 2018.

"Consideramos o otimismo com a libra excessivo e vemos o risco de expectativas frustradas. Portanto, pedimos cautela sobre as apostas em mais ganhos em libras esterlinas", advertiu o Commerzbank.

A libra vem montando uma onda de otimismo por semanas após o Reino Unido e a UE evitarem um Brexit sem acordo, mas ainda há muitas perguntas sem resposta sobre a economia do Reino Unido após o Brexit e medidas de bloqueio estendidas.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, confirmou na quarta-feira que o atual bloqueio nacional seria estendido por cinco semanas, até 8 de março, para conter a propagação do vírus e permitir tempo suficiente para o lançamento das vacinas.

"Há um alto grau de incerteza, pois é difícil dizer como a pandemia se desenvolverá em curto prazo e quando e com que rapidez as restrições podem ser atenuadas", disse o Commerzbank. "Como resultado, as perspectivas econômicas permanecem muito incertas."

O Brexit, por sua vez, serve apenas para atiçar as chamas da incerteza e resta saber o quanto "está afetando mal a economia britânica", acrescentou o Commerzbank.

"Neste contexto, cortes adicionais nas taxas do BoE ainda não estão fora da agenda e a reunião da próxima semana, quando um novo relatório de política monetária também deve ser publicado, provavelmente será examinada em busca de comentários desta natureza."

A maioria dos especialistas, no entanto, concorda que, embora haja uma chance externa de um corte nas taxas na próxima semana, o BoE está mais propenso a recorrer ao seu programa de compra de títulos para apoiar a recuperação, já que o banco central vai querer manter a sua munição para quaisquer choques econômicos em potencial nos próximos meses.

"Mesmo que tenhamos outro bloqueio e a pandemia esteja se arrastando um pouco, a economia parece um pouco mais resiliente. O Banco da Inglaterra provavelmente tentará guardar a munição de reserva [de taxas de juros negativas] para outro choque... Se houver outro choque, eles não terão realmente muito mais para fazer ", disse o economista-chefe da KPMG UK  Yael Selfin.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações