Libra sobe antes da decisão do BoE, mas grandes surpresas são improváveis, dizem especialistas

Investing.com

Publicado 23.06.2021 16:03

Atualizado 23.06.2021 16:58

Por Yasin Ebrahim

Investing.com – A libra subiu em relação ao dólar nesta quarta-feira antes da decisão sobre a política monetária do Banco da Inglaterra de quinta-feira, mas os investidores não estão apostando em nenhuma surpresa hawkish.

A libra subiu 0,14% em relação ao dólar, para US$ 1,3967.

A economia do Reino Unido continua aumentando o ritmo, e a inflação - a 2,1% em uma base anualizada - continua acima da meta do banco central, mas o Banco de Inglaterra, ou BoE, deve apontar fatores temporários que impulsionam a inflação e a constante incerteza nas suas perspectivas para a economia como razões para manter a política monetária no piloto automático.

"[N]ão esperamos nenhuma mudança na política atual ou prognóstico na próxima reunião", afirma a Daiwa Capital Markets em nota nesta quarta-feira. 

"Desde que o BoE publicou previsões na sequência da reunião anterior do Comitê de Política Monetária (MPC) em 6 de maio, a atividade econômica parece ter melhorado um pouco acima das expectativas […], mas o banco central deve reforçar mais uma vez que as perspectivas para a economia, incluindo os movimentos relativos na demanda e na oferta, permanecem altamente incertas", acrescentou.

A visão cautelosa do banco é apoiada pelo "recente aumento nos novos casos de coronavírus - para mais de quatro vezes a taxa no momento da reunião de maio do MPC - e pelo atraso dos lembretes sobre os riscos de desvantagem com uma maior reabertura econômica", acrescentou a Daiwa.

Outros concordam e sugerem que o banco central esteja interessado em evitar quaisquer insinuações de que uma política monetária mais rigorosa possa ser apresentada em breve.

"Na realidade, não achamos que o Banco dirá nada de particularmente novo sobre o calendário dos aumentos das taxas nesta próxima reunião", disse o ING. "Por enquanto, estamos esperando um primeiro aumento na taxa no 1º trimestre de 2023."

Embora um maior aumento nas pressões sobre os preços possa empurrar a inflação para 2,5% ainda este ano, é provável que "caia em meados de 2022, à medida que os picos de reabertura dos próximos meses se desaparecerem", acrescentou o ING. "Isso, por sua vez, reduz a pressão sobre os governantes para sair do nível de estímulo atual."

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações