Lira sobe com alta das taxas de juros pelo BC da Turquia para conter inflação

Investing.com

Publicado 19.11.2020 17:16

Atualizado 19.11.2020 17:38

Por Yasin Ebrahim

Investing.com – A lira subiu em relação ao dólar na quinta-feira, depois que o banco central da Turquia elevou as taxas de juros e encerrou suas controversas operações no corredor de taxas, levando os analistas a reduzir suas apostas de baixa na moeda turca, após meses de fraqueza.

O par USD/TRY caiu 1,88% para TRY 7.5592, seu nível mais baixo em quase dois meses.

O banco central da Turquia aumentou sua principal taxa referencial de recompra em 475 pontos-base hoje, em linha com as expectativas, e removeu a taxa de recompra de uma semana em favor da taxa de empréstimo overnight como a taxa básica de juros, encerrando suas operações no corredor de taxas.

O movimento para aumentar a transparência da política monetária foi saudado por analistas, que refreavam suas previsões de baixa para a lira.

"Não prevemos mais que o USD/TRY ultrapasse nos próximos meses, em vez disso, prevemos consolidação na faixa de 7,50 durante o primeiro semestre de 2021", disse o Commerzbank.

No entanto, como muitos estão cientes de que o banco central da Turquia é mantido sob controle pelo presidente Erdogan, o júri ainda não decidiu sobre a independência do banco.

"Ainda assim, dadas as observações anteriores do presidente esta semana, os mercados vão querer mais esclarecimentos sobre o quão paciente ele está disposto a ser e se o Banco Central turco terá como meta a inflação total", acrescentou o Commerzbank.

Por enquanto, parece haver consenso entre os participantes do mercado de que, na ausência de choques externos - provavelmente provocando pressão de Erdogan para cortar as taxas novamente - o banco central pode fazer progressos no combate à inflação galopante que tem afetado sua economia.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações