Lira turca em queda: novos recordes de baixa, apesar do aumentoda taxa de juros

Investing.com  |  Autor Robert Zach

Publicado 22.06.2023 11:15

Investing.com - A lira turca, que já estava sob forte pressão, continuou sua queda após o aumento de 650 pontos-base na taxa de juros pelo banco central de Ancara. A moeda atingiu novos recordes de baixa em relação ao euro e ao dólar, deixando investidores e economistas preocupados.

O USD/TRY ganhou recentemente 2,27%, atingindo TRY 24,10, enquanto o EUR/TRY subiu 2,32%, para TRY 24,49. Ao mesmo tempo, o gold price in lira registrou uma recuperação e se aproximou novamente de seus recordes de alta.

A decisão do banco central turco de aumentar sua taxa básica em impressionantes 650 pontos-base, para 15%, foi considerada uma medida positiva, mas ficou aquém das expectativas dos economistas. Eles esperavam um aumento da taxa para 21% para apoiar a lira e recuperar a confiança do mercado. Em sua declaração de política monetária, o banco central deu a entender que haverá mais aumentos nas taxas.

Liam Peach, economista sênior de mercados emergentes, comentou: "São necessários novos aumentos nas próximas reuniões para resolver o problema de inflação da Turquia. Os comunicados sugerem que isso está próximo, embora o aperto seja mais gradual do que se esperava há algumas semanas. Ainda acreditamos que as taxas subirão para 25-30% no final deste ano."

O aumento da taxa de juros marca o início de uma nova era de política monetária sob a liderança de Hafize Gaye Erkan. Como nova chefe do banco central, ela foi nomeada pelo Presidente Erdoğan para buscar uma política monetária mais racional e colocar a alta inflação sob controle. Anteriormente, Erdoğan considerava as altas taxas de juros como um inimigo e defendia uma política monetária mais frouxa.

A decisão do banco central gerou controvérsia em vários setores. Alguns economistas consideram a medida necessária para recuperar a confiança dos investidores e conter a inflação. Outros veem a decisão como insuficiente para resolver os problemas econômicos do país e continuam a pedir um aumento mais forte nas taxas de juros.

A inflação alta e a lira fraca continuam a representar grandes desafios para a economia turca. O aumento dos preços está pesando sobre os consumidores e as empresas e reduzindo o poder de compra. Além disso, a moeda fraca dificulta a importação de mercadorias e aumenta o ônus da dívida do país.

Lira turca em queda livre: novos recordes de baixa apesar do aumento drástico 

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações