Moeda do BRICS vai diminuir o domínio do dólar americano, alerta ex-economista da Casa Branca

Criptonizando

Publicado 27.04.2023 09:17

Atualizado 27.04.2023 09:46

Moeda do BRICS vai diminuir o domínio do dólar americano, alerta ex-economista da Casa Branca

Um ex-assessor econômico da Casa Branca, Joseph Sullivan, discutiu a desdolarização e os impactos potenciais de uma moeda dos BRICS no dólar em um artigo de opinião publicado pela Foreign Policy.

O BRICS é um bloco econômico composto pelas nações Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Outros países, como Argentina e Egito também demonstraram interesse em fazer parte do bloco.

Sullivan foi consultor especial e economista da equipe do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca durante o governo.

Referindo-se à hipotética moeda do BRICS, ele alertou:

“Os BRICS também estariam preparados para atingir um nível de autossuficiência no comércio internacional que escapou de outras uniões monetárias do mundo.

Como uma união monetária do BRICS – diferente de qualquer outra anterior – não seria entre países unidos por fronteiras territoriais compartilhadas, seus membros provavelmente seriam capazes de produzir uma gama mais ampla de bens do que qualquer união monetária existente”, explicou.

Ele detalhou:

“Usado principalmente para o comércio internacional em vez de circulação doméstica dentro de qualquer país, o bric complicaria o trabalho dos banqueiros centrais nacionais nos países do BRICS.

Criar um banco central supranacional como o Banco Central Europeu para administrar o Bric também daria trabalho. Esses são desafios, mas não necessariamente intransponíveis.”

O economista comentou sobre a possibilidade da moeda do bloco diminuir o domínio do dólar na economia global:

“O papel global do dólar sempre foi uma faca de dois gumes para os Estados Unidos. Embora permita que Washington adicione sanções ao seu kit de ferramentas de política externa, ao aumentar o preço do dólar americano, aumenta o custo dos bens e serviços americanos para o resto do mundo, diminuindo as exportações e custando empregos aos Estados Unidos.”

Em conclusão, ao esclarecer que acredita que “o reinado do dólar provavelmente não terminará da noite para o dia”.

Por Criptonizando

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações