Moedas - Dólar mantém ganhos enquanto investidores buscam porto seguro

Investing.com  |  Autor 

Publicado 30.05.2019 04:29

Investing.com - O dólar estava flutuando perto das altas de dois anos contra uma cesta de moedas nesta quinta-feira, uma vez que preocupações persistentes sobre as tensões comerciais globais levaram os investidores a buscar refúgio em ativos portos seguros.

Com a disputa comercial entre os EUA e a China não dando sinais de que vai se atenuar as preocupações de que o crescimento econômico global seja atingido pairou sobre os mercados financeiros nas últimas sessões, levando à crescente aversão ao risco.

O índice dólar ficou em 98,17 por volta das 10:26, não muito longe de uma alta de dois anos de 98,371 alcançada há uma semana. O índice subiu mais de 2% no ano.

"As perspectivas de crescimento global, e qualquer obstáculo proveniente da disputa comercial persistente, continuam sendo questões-chave para os mercados", disse Michael McCarthy, estrategista-chefe de mercado da CMC Markets, com sede em Sydney.

"Os dados nas próximas vinte e quatro horas têm potencial para confirmar ou dissipar a melancolia", escreveu ele em nota.

No mais recente sinal de que a disputa comercial está longe de terminar, o vice-ministro das Relações Exteriores da China, Zhang Hanhui, disse na quinta-feira, que provocar disputas comerciais é o "terrorismo econômico puro", aumentando a retórica contra os EUA.

Essa declaração veio um dia depois de os jornais chineses terem advertido que Beijng poderia usar as exportações de terras raras para revidar depois que o presidente Donald Trump disse que "ainda não está pronto" para fazer um acordo comercial.

Os investidores estavam voltando sua atenção para a segunda estimativa de crescimento no primeiro trimestre nos EUA, que deve ser divulgado no final do dia e o relatório semanal sobre pedidos de auxílio-desemprego.

"Como é improvável que os Estados Unidos entrem em recessão em breve, há uma probabilidade de que o sentimento de risco melhore com base na força da economia", disse Ayako Sera, estrategista de mercado do Sumitomo Mitsui Trust Bank.

O dólar manteve-se estável mesmo após o rendimento da referência, o Título do Tesouro americano com vencimento em 10 anos atingir valores tão baixos quanto 2,210% durante a noite, o valor mais baixo desde meados de setembro de 2017.

O status de dólar como moeda de reserva mundial tende a atrair ofertas de porto seguro em tempos de turbulência nos mercados e tensões políticas. O rendimento de 10 anos foi de 2,282%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O dólar também foi sustentado pela fraqueza do euro em novos sinais de tensão política entre a Itália e a União Europeia.

A Comissão Europeia escreveu na quarta-feira ao governo italiano pedindo que ele explicasse a deterioração das finanças públicas do país, preparando o terreno para um possível confronto.

A moeda única ficou em 1,1124, recuperando-se um pouco depois de cair 0,8% em três sessões consecutivas perdedoras.

O dólar australiano subiu 0,2% para 0,6930.

O dólar subiu contra o iene em 109,81, cerca de 0,5% acima da mínima de três meses de 109,02 registrada em 13 de maio.

- Reuters contribuiu com esta reportagem

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações