Moedas: dólar avança ante rivais, em meio a dúvidas sobre duração de aperto do Fed

Estadão Conteúdo

Publicado 08.12.2023 15:31

Atualizado 08.12.2023 18:40

Moedas: dólar avança ante rivais, em meio a dúvidas sobre duração de aperto do Fed

O dólar avançou ante rivais fortes, após ter fôlego renovado pela resiliência do mercado de trabalho dos Estados Unidos, que lançou dúvidas sobre a probabilidade do Federal Reserve (Fed) iniciar cortes de juros ainda no primeiro trimestre de 2024. Entre emergentes, a divisa americana subiu levemente contra a rupia indiana, seguindo decisão do BC da Índia de deixar juros inalterados, e desvalorizou contra o rublo, depois que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou que concorrerá à reeleição.

No fim da tarde em Nova York, a libra caía a US$ 1,2548 . O índice DXY fechou em alta de 0,45%, a 104,010 pontos, e ganhou 0,50% na variação semanal.

A criação de 199 mil empregos nos Estados Unidos, praticamente em linha com esperado, e a queda na taxa de desemprego americana minaram expectativas de uma desaceleração no mercado de trabalho, um dos pontos observados pelo Fed para determinar a persistência de pressões inflacionárias nos EUA. Assim, o resultado do payroll lançou dúvidas sobre os próximos passos de política monetária do BC americano, o que impulsionou alta do dólar no exterior.

Depois do dado, o mercado adiou de março para maio de 2024 a precificação majoritária (78,4%) para início dos cortes de juros, segundo ferramenta de monitoramento do CME Group. No entanto, a Oxford Economics avalia que a precificação ainda é "muito agressiva" e projeta que o relaxamento da política monetária não deve acontecer durante vários meses.

Em nota, a Capital Economics observa que a diferença entre a robustez da economia americana e a fraqueza da zona do euro, assim como o diferencial de juros entre ambas as regiões, deve continuar exercendo pressão sobre o euro no curto prazo. Hoje, dados da inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) confirmaram queda de 0,4% em novembro e alta de 3,2% na comparação anual, uma desaceleração em relação ao avanço de 3,8% em outubro. No horário citado, o euro cedia a US$ 1,0768.

Já o iene chegou a devolver parte dos ganhos contra o dólar, mas ainda manteve forte valorização semanal, na esteira de especulações relacionadas à política monetária do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês). O Rabobank analisa que os ganhos robustos da divisa japonesa ontem se deram em parte por baixa liquidez, contudo, projeta que a quebra de nível técnico pode levar o dólar a se desvalorizar ainda mais nos próximos meses, a 142 ienes. Ministro das Finanças do Japão, Shunichi Suzuki classificou os movimentos como reação excessiva e reiterou que o governo monitora os movimentos de perto, mas evitou responder como as autoridades poderiam intervir. No horário em questão, o dólar subia a 144,98 ienes.

Entre emergentes, o dólar avançava a 83,444 rupias indianas, seguindo decisão do BC da Índia (RBI, na sigla em inglês) de deixar seus juros inalterados em 6,50% pela quinta vez consecutiva. Em outro relatório, a Capital Economics prevê que o RBI só deverá começar a relaxar sua política monetária na segunda metade de 2024, "muito mais tarde que a maioria dos outros mercados emergentes".

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Na Rússia, o dólar recuava a 92,190 rublos, depois que o presidente Vladimir Putin anunciou que concorrerá a reeleição, um dia após o Parlamento marcar o pleito para 17 de março de 2024.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações