Moedas: dólar avança, com foco no Fed e ganhando força durante coletiva de Powell

Estadão Conteúdo

Publicado 22.09.2021 15:03

Atualizado 22.09.2021 18:10

Moedas: dólar avança, com foco no Fed e ganhando força durante coletiva de Powell

O dólar se valorizou nesta quarta-feira, 22, com investidores atentos aos sinais do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), sobretudo nas declarações de seu presidente, Jerome Powell. O Fed manteve os juros, como esperado, mas seu gráfico de pontos mostrou mais dirigentes esperando elevação na taxa adiante, enquanto Powell sinalizou que o início da redução nas compras de bônus ("tapering") é iminente.

No fim da tarde em Nova York, o dólar subia a 109,78 ienes, o euro caía a US$ 1,1703 e a libra tinha baixa a US$ 1,3628. O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de outras moedas principais, avançou 0,28%, a 93,462 pontos.

O dólar chegou a recuar logo após a decisão do Fed, mesmo que o comunicado já afirmasse que, caso o progresso econômico continue como esperado, o tapering pode começar em breve. Durante a entrevista coletiva do BC, porém, a divisa americana ganhou fôlego, após Powell reforçar que isso pode ocorrer em breve, citando novembro como data possível para o início da redução das compras e com o fim desse processo em meados de 2022. Powell também disse, porém, que a diminuição das compras de bônus deve ser gradual e que o Fed deseja ter maleabilidade para ajustes no ritmo das compras nesse período, a depender do quadro.

O ING considera que o Fed deve mesmo começar o tapering em novembro e acredita que a elevação de juros virá em setembro de 2022. Para o banco holandês, a inflação deve se mostrar mais forte e persistente do que o previsto nos EUA, com problemas na cadeia de produção, levando os dirigentes a apertar a política monetária para conter o quadro. A Pantheon também acredita no início do tapering em novembro, mas condiciona isso à resolução do tema da elevação do teto da dívida, atualmente em discussões no Congresso americano.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações