Moedas: dólar avança sobre rivais, com expectativa de aperto monetário nos EUA

Estadão Conteúdo

Publicado 06.12.2021 15:34

Atualizado 06.12.2021 18:40

Moedas: dólar avança sobre rivais, com expectativa de aperto monetário nos EUA

O dólar operou em alta ante a maioria das moedas nesta segunda-feira, 6, em sessão na qual o mercado observou com atenção as possibilidades de aperto monetário nos Estados Unidos. A divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) americano em novembro na próxima sexta-feira é aguardada com ansiedade. A libra, por sua vez, contrariou a tendência e operou com ganhos ante o dólar em sessão marcada por declarações do vice-presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Ben Broadbent.

O DXY subiu 0,22%, para 96,328 pontos, com o dólar subindo a 113,46 ienes e o euro caindo a US$ 1,1284, enquanto a libra avançava a US$1,3259

Para o BMO Capital Markets, há um cenário "bem estabelecido" para que o Fed acelere seu tapering, mas a divulgação dos dados de inflação ao consumidor na próxima sexta-feira (10) seguem relevantes para a avaliação, após um payroll decepcionante na semana passada. A próxima decisão de política monetária do Fed está marcada para 15 de dezembro, quando o tema deverá ser observado.

Para a Western Union, o dólar "começou a semana forte e estável, com o foco permanecendo na reunião do Fed". Além disso, a avaliação é de que embora ainda não esteja claro como a variante Ômicron do coronavírus afetará a economia global, os mercados estão se confortando com os relatórios iniciais que sugerem que seus sintomas são leves.

No Reino Unido, a inflação segue preocupando, e de acordo com Broadbent, é errado dizer que o tema é só sobre energia. "É mais amplo do que isso. A maior parte - até agora, pelo menos - tem se concentrado em bens comercializáveis em geral (não energéticos e também energéticos), e muito menos nas partes não comercializáveis da economia", afirmou.

A lira turca estendeu as perdas em relação ao dólar, e a moeda americana subia a 13,8027 liras no fim da tarde. Investidores ficaram de olho na fala do ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, que negou que o país tenha pedido dinheiro a aliados em meio à crise cambial local, induzida por uma política monetária acomodatícia em meio a alta inflação.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações