Moedas: dólar fecha em forte alta, seguindo comentários de Powell

Estadão Conteúdo

Publicado 03.11.2022 14:40

Atualizado 03.11.2022 18:29

Moedas: dólar fecha em forte alta, seguindo comentários de Powell

O dólar operou com fortes ganhos nesta quinta-feira, 2, seguindo a postura do Federal Reserve (Fed), especialmente os comentários do presidente da autoridade, Jerome Powell, que deu indicações para a continuidade e até maior dimensão para as altas de juros nos Estados Unidos. O destaque nas desvalorizações foi a libra, que recuou fortemente após o presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Andrew Bailey, dizer que os juros no Reino Unido não devem subir tanto quanto o mercado espera.

No fim da tarde em Nova York, o dólar subia a 148,24 ienes, o euro baixava a US$ 0,9757 e a libra recuava a US$ 1,1165. Enquanto isso, o índice DXY registrava alta de 1,42%, a 112,930 pontos.

Para a Western Union, no dia seguinte à abordagem reformulada do Fed para restaurar a inflação estável, o dólar registrou ganhos que o elevaram a picos de quase duas semanas em relação aos seus pares europeus. Ontem, Powell disse que, embora os aumentos das taxas possam desacelerar dos 75 pontos-base, eles também podem subir mais e permanecer lá por mais tempo, dada a persistência da inflação elevada.

Na visão de Edward Moya, analista da Oanda, as trajetórias dos bancos centrais estão divergindo e isso sugere que as recessões estão aqui e que a volatilidade cambial permanecerá elevada. Amanhã, as atenções deverão se voltar à publicação do payroll de outubro nos Estados Unidos.

Na visão da Western Union, as perspectivas para libra diminuíram depois que o maior aumento de juros do BoE em décadas veio com tons dovish. O banco central votou 7-2 para aumentar as taxas em 75 pontos base para 3%, o nível mais alto desde 2008. Os dissidentes preferiram aumentar as taxas em 25 e 50 pontos base. O BoE também alertou que a recessão em que a economia do Reino Unido já pode estar pode durar dois anos, lembra.

No caso do euro, a queda recuou após a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmar que a inflação na região está muito alta, e que a elevação de juros ainda tem um caminho a percorrer. A dirigente disse não ter dúvidas de que precisa enfrentar a alta inflação apesar dos riscos recessivos, e que os preços irão retornar aos 2% no médio prazo.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações