Moedas: dólar fecha quase estável, com posturas de BCs de desenvolvidos no radar

Estadão Conteúdo

Publicado 19.12.2022 15:25

Atualizado 19.12.2022 18:50

Moedas: dólar fecha quase estável, com posturas de BCs de desenvolvidos no radar

O dólar operou sem sinal único nesta segunda, 19, ante rivais, em mais uma sessão atenta às últimas decisões de bancos centrais de economias desenvolvidas em 2022 e às perspectivas para a política monetária em 2023. Na madrugada desta segunda para terça-feira, o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) anunciará sua postura, com analistas antecipando uma manutenção nos juros. Entre economias emergentes, o dólar avançou ante a maioria das moedas, com destaque para o rublo russo, que recuou com receio das receitas da Rússia serem afetadas por restrições às exportações. Já o rand sul-africano avançou, com redução de incertezas coma política local.

Ao final da tarde, o dólar subia a 137,05 ienes. Já o euro desvalorizava a US$ 1,0608 e a libra avançava a US$ 1,2145. O DXY teve alta de 0,02%.

O iene foi pressionado diante da manutenção da política monetária acomodatícia do BoJ nos últimos meses, enquanto bancos centrais de economias desenvolvidas como EUA e a zona do euro elevaram juros para tentar conter a inflação. Enquanto isso, o BoJ não alterou sua taxa básica de -0,10%, e as projeções são de uma tendência de desaceleração na alta dos preços no próximo ano. Após a decisão de amanhã, a Convera avalia que pode haver uma onda de vendas de curto prazo do iene se os comerciantes reduzirem suas apostas otimistas na moeda.

A análise aponta ainda que a extensão da recuperação da libra nos últimos dois meses confundiu muitos investidores, então a recente depreciação não é uma grande surpresa. Mas com os mercados ainda precificando um pico de 4,5% nas taxas do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) no próximo ano, pode haver espaço para mais fraqueza da libra se o BoE parar de aumentar as taxas em torno de 4%, conforme previsto.

Já o rublo se desvalorizou fortemente, chegando a cair mais de 6%, enquanto investidores temem os efeitos para as reservas da Rússia das medidas aplicadas por países ocidentais para limitar o preço das exportações de Moscou. Hoje, a União Europeia definiu um teto ao preço do gás russo. De acordo com a Reuters, a movimentação foi suficiente para levar o rublo a maior queda diária ante o dólar desde julho e atingir sua menor cotação desde 11 de maio. Ao final da tarde, o dólar era cotado a 69,385 rublos, ante 64,910 do final da última sexta-feira. O rand se valorizou depois que o presidente Cyril Ramaphosa teve a liderança do partido governista Congresso Nacional Africano (CNA) garantida em uma votação interna. O cargo esteve ameaçado diante de denúncias de corrupção. No mesmo horário, o dólar se desvalorizava a 17,3333 rands, ante 17,6968 do final da última sessão.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações