Moedas: dólar opera em alta, com dados positivos nos EUA e busca por segurança

Estadão Conteúdo

Publicado 30.07.2021 15:21

Atualizado 30.07.2021 18:40

Moedas: dólar opera em alta, com dados positivos nos EUA e busca por segurança

O dólar operou em alta, nesta sexta-feira, ante as principais rivais. O dia foi marcado por dados econômicos positivos nos Estados Unidos. Além disso, os principais índices acionários do mundo encerraram o pregão em baixa, sinalizando um sentimento de cautela no mercado. Por ser considerado um ativo de segurança, o movimento pode ter contribuído para a alta do dólar ante rivais. Nesta semana, a moeda absorve ainda a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

No fim da tarde em Nova York, o dólar caía a 109,74 ienes, o euro recuava a US$ 1,1865 e a libra tinha baixa a US$ 1,3898. O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de outras divisas principais, avançou 0,34%, a 92,174 pontos.

Hoje, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos informou o resultado de gastos com consumo e renda pessoal acima do esperado. O índice de despesas com consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês), medida favorita de inflação pelo Fed, subiu 4% na comparação anual de junho. O índice de sentimento do consumidor também foi melhor do que o previsto.

Apesar da alta do dólar neste pregão, analistas avaliam o comportamento semanal da moeda como o pior ao menos desde maio. Para o Capital Economics, uma retração ainda mais profunda pode ser observada caso os dados da semana que vem - relatório de empregos e pesquisas do Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês)- sejam decepcionantes, como espera a consultoria. "A força recente do dólar foi impulsionada pela extensão significativa das preocupações com a propagação da variante delta do coronavírus e riscos na economia e no sistema financeiro da China. Ambos os fatores permanecem curingas para manter o dólar forte no curto prazo".

O ING, por sua vez, também ressalta a relevância dos dados da semana que vem, no entanto espera resultados positivos. "... dados importantes de julho nos dirão a que ritmo a economia americana continuou a se recuperar", dizem analistas, "Vale, ainda, ficar de olho nas discussões sobre o teto de gastos no Congresso americano e o possível impacto para o mercado do dólar.

Na visão do banco holandês, o fluxo de dados da próxima semana deve permitir que os mercados consolidem suas expectativas de 'tapering' do Fed. "Quando combinado com um sentimento de recuperação global que permanece misto e o risco material de mais choques de ações provenientes da China, pensamos que é muito cedo para pedir o fim do recente bom momento do dólar e esperamos que a moeda encontre pelo menos um piso bastante sólido na próxima semana".

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações