Moedas: dólar opera em baixa ante maioria das moedas, com atenção aos BCs

Estadão Conteúdo

Publicado 04.01.2023 17:09

Atualizado 04.01.2023 20:40

Moedas: dólar opera em baixa ante maioria das moedas, com atenção aos BCs

O dólar operou em baixa nesta quarta, 4, ante a maioria das moedas rivais, seguindo uma forte apreciação ante o euro na última sessão. Hoje, o movimento ocorreu apesar da publicação da ata relativa à última reunião do Federal Reserve (Fed) percebida como hawkish, mas que não trouxe elementos que alterassem substancialmente a percepção sobre a política monetária americana. No caso do iene, a postura do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) é alvo de escrutínio, uma vez que trocas no comando da autoridade podem representar uma mudança na política.

No fim da tarde em Nova York, o dólar subia a 132,58 ienes, o euro avançava a US$ 1,0607 e a libra tinha alta a US$ 1,2062. O DXY caiu 0,26%, a 104,518 pontos.

O BBH continua acreditando que a fraqueza do dólar no final de 2022 foi exagerada e espera que o dólar recupere grande parte dessas perdas nas próximas semanas e meses. "É importante notar que as expectativas de aperto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BoE, em inglês) caíram nos últimos dias e vemos espaço para as expectativas de aperto do Fed subirem", aponta.

A Capital Economics aponta que relatos recentes na mídia sugerem que o ex-vice-governador Hirohide Yamaguchi emergiu como um forte candidato à sucessão do governador Haruhiko Kuroda quando seu mandato à frente do BoJ terminar em 8 de abril. Em contraste com os outros dois principais candidatos, o atual vice-governador Masayoshi Amamiya e o anterior vice-governador Hiroshi Nakaso, Yamaguchi não serviu sob Kuroda e tem sido um crítico vocal da política monetária ultrafrouxa característica de Kuroda, que está por trás de uma forte desvalorização do iene nos últimos meses.

Na visão da consultoria, a nomeação de um candidato menos dovish para suceder Kuroda provavelmente sinalizaria que o Controle da Curva de Rendimento será abandonado em breve, embora ainda espere que o BoJ mantenha sua taxa básica de juros de curto prazo em -0,1%. "Isso resultaria em um fortalecimento adicional do iene, o que pesaria sobre os lucros corporativos e o investimento empresarial e resultaria em uma queda ligeiramente mais rápida da inflação", projeta.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações