Moedas: dólar oscila ante outras divisas fortes, e iene fica sob pressão

Estadão Conteúdo

Publicado 15.10.2021 14:26

Atualizado 15.10.2021 17:40

Moedas: dólar oscila ante outras divisas fortes, e iene fica sob pressão

O índice DXY, que mede o dólar ante outras moedas fortes, oscilou entre altas e baixas nesta sexta-feira, 15. Investidores monitoraram dados dos Estados Unidos e balanços corporativos, que em geral agradaram. O maior apetite por risco deixou ainda o iene sob pressão, nas mínimas em três anos.

No fim da tarde em Nova York, o dólar subia a 114,21 ienes, o euro avançava a US$ 1,1607 e a libra tinha alta a US$ 1,3746. O índice DXY recuou 0,02%, a 93,937 pontos. Na comparação semanal, o DXY caiu 0,14%.

O DXY recuava no início do dia, mas no fim da manhã exibia ganho modesto, com indicadores no radar. As vendas no varejo dos EUA contrariam a previsão de queda e avançaram 0,7% em setembro ante agosto. Já o índice de sentimento do consumidor no país elaborado pela Universidade de Michigan recuou a 71,4 na preliminar de outubro, ante expectativa de alta a 73,0. Após o dado de sentimento, o DXY chegou a exibir modesta perda de fôlego, em movimento pontual.

A Capital Economics afirma em relatório que o dólar mostrava viés de baixa ante a maioria das moedas hoje, diante do maior apetite por risco em geral. A consultoria comenta que isso pode surpreender um pouco, após o dado de inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) mais forte que o esperado. Para a Capital, porém, os números da inflação se somam a evidências de que as pressões sobre os preços seguem fortes no país, o que tenderá a levar para cima os retornos dos Treasuries e o dólar. Na próxima semana, a consultoria acredita que dados de atividade na China e nos EUA devem dar o tom nos mercados cambiais.

Também hoje, o iene atingiu mínimas em três anos frente ao dólar. O Société Générale diz que avanços nos juros dos Treasuries e nos preços do petróleo impulsionam a divisa americana frente à japonesa. O banco francês nota que os níveis atuais do dólar frente ao iene foram vistos na última vez em 2018, mas, o Société Générale (PA:SOGN) calcula que, ajustando-se para os preços relativos em termos reais, o dólar estaria no nível mais alto frente ao iene desde 1985.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações