Moedas: dólar recua ante rivais, pressionado por euro e com recessão no radar

Estadão Conteúdo

Publicado 19.01.2023 15:37

Atualizado 19.01.2023 20:41

Moedas: dólar recua ante rivais, pressionado por euro e com recessão no radar

O dólar operou em queda nesta quinta-feira, 19, frente aos seus principais rivais, sendo principalmente pressionado pelo euro. Ao mesmo tempo em que as perdas foram contidas pela continuidade do temor de uma recessão na economia global.

O índice DXY, que mede a divisa americana ante seis rivais fortes, recuou 0,29%, aos 102,058 pontos. No fim da tarde em Nova York, o dólar recuava a 128,41 ienes, o euro avançava a US$ 1,0835, e a libra subia a US$ 1,2397.

O euro foi beneficiado hoje pela divulgação da ata da última reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) e falas de dirigentes da instituição, que indicaram continuidade do aperto monetário no bloco, como a presidente Christine Lagarde e o dirigente Klass Knot.

Por outro lado, segundo análise da Convera, o dólar ainda deve ser apoiado pelos riscos de recessão devido a alta de juros. "Contudo, o rali do dólar pode não ser muito significativo se dados da economia americana mais fracos acelerarem o fim do ciclo de aumento das taxas favoráveis ao dólar do Fed", pondera Joseph Manimbo, analista da Convera.

Com relação ao iene, a Capital Economics destaca que a divisa japonesa ainda pode continuar forte "apesar da obstinação do Banco do Japão". "Acreditamos que é apenas uma questão de tempo até que o controle da curva de juros se torne pó. Isso sugere mais pressão de alta sobre o rendimento dos JGBs e do iene, que esperamos fortalecer nos próximos meses", analisa.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações