Moedas: dólar sobe, ganhando fôlego ao longo do dia e com Fed já no radar

Estadão Conteúdo

Publicado 17.09.2021 14:58

Atualizado 17.09.2021 18:10

Moedas: dólar sobe, ganhando fôlego ao longo do dia e com Fed já no radar

O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de outras moedas, chegou a recuar mais cedo, ajustando ganhos recentes, mas se fortaleceu também no dia de hoje. Investidores já ajustavam posições, à espera da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

No fim da tarde em Nova York, o dólar subia a 109,96 ienes, o euro recuava a US$ 1,1731 e a libra tinha baixa a US$ 1,3739. O DXY se valorizou 0,28%, a 93,195 pontos.

A Capital Economics avaliava a sessão de hoje como "calma", antes da semana com decisões de política monetária importantes, do Fed e também do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês). A consultoria diz duvidar que o BC americano apresente já nesta quarta-feira um plano para a redução nas compras de bônus ("tapering"), mas considera que projeções econômicas atualizadas podem lançar alguma luz sobre o tema, "diante de pressões inflacionárias cíclicas crescentes". A Capital acredita que a inflação seguirá elevada nos EUA por mais tempo do que o Fed e a maioria dos investidores antecipa.

Olhando para o mais longo prazo, o Rabobank sustenta que o dólar deve seguir com tendência de valorização nos próximos meses. O banco vê o consenso atual nos mercados de que o tapering deve ser anunciado ou iniciado em novembro ou dezembro. Além disso, nota que os movimentos no gráfico de pontos do Fed alimenta o debate sobre se o BC poderá elevar juros ainda durante 2022.

Na agenda de indicadores de hoje, o índice de sentimento do consumidor dos EUA, elaborado pela Universidade de Michigan, subiu a 71,0, mas ficou abaixo da previsão de 72,0 dos analistas. Para o ING, o resultado "fraco" foi resultado da covid-19 e do aumento do custo de vida no país.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações