Moedas: dólar tem desvalorização forte, após CPI indicar desaceleração de juros

Estadão Conteúdo

Publicado 10.11.2022 15:38

Atualizado 10.11.2022 19:10

Moedas: dólar tem desvalorização forte, após CPI indicar desaceleração de juros

O dólar se enfraqueceu nesta quinta-feira, 10, ante as moedas rivais, após a divulgação dos dados do índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos, que cravaram a expectativa de que o Federal Reserve (Fed) deve desacelerar a alta de juros.

O índice DXY perdeu 2,12%, a 108,206 pontos - no maior declínio desde 2009, segundo a Dow Jones Newswires. Ao fim da tarde, o dólar caía 141,25 ienes, o euro subia a US$ 1,0192 e a libra tinha alta a US$ 1,1709.

O CPI americano avançou 0,4%, na comparação mental, e 7,7% anualmente, em outubro, quando mediana dos analistas consultados pelo Projeções Broadcast apontava para alta maior, de 0,6% e 7,9%, respectivamente. Já o núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, teve alta mensal de 0,3% em outubro, ante expectativa de avanço de 0,5%.

A Capital Economics acredita que os dados de hoje marca o início de uma tendência desinflacionária que convencerá o Fed a interromper seu ciclo de aperto no início do próximo ano, com a taxa básica de juros atingindo um pico de 4,50% - 4,75%, e começar a cortar as taxas novamente antes do final de 2023. Já o CIBC diz esperar que o CPI dê "algum alívio" para os formuladores de política BC americano, porém, o núcleo do índice ainda justifica uma alta "de tamanho grande" em dezembro.

Neste cenário, a Convera destaca que o relatório ofereceu evidências claras de que os aumentos agressivos de juros do Fed começaram a dar frutos econômicos. "Com a inflação ainda quente e muito acima da meta de 2% do Fed, mais aumentos de juros são esperados pelo banco central dos EUA. Mas o ritmo dos aumentos das taxas pode desacelerar e o nível máximo pode não precisar ser tão alto quanto o esperado recentemente, uma perspectiva negativa para o dólar e positiva para o risco", diz a corretora.

O Banco Central do México (Banxico) decidiu hoje elevar a taxa básica de juros em 75 pontos-base, a 10%. Neste cenário, o dólar caiu a 19, 3678 pesos, ante 19,5968 na tarde de ontem.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações