Moedas Globais: dólar avança ante a maioria dos pares; DXY sobe com euro fraco

Estadão Conteúdo

Publicado 22.04.2021 14:53

Atualizado 22.04.2021 18:11

Moedas Globais: dólar avança ante a maioria dos pares; DXY sobe com euro fraco

O dólar operou em alta ante a maioria das suas principais divisas concorrentes nesta quinta-feira. O euro terminou o dia em queda na comparação com a moeda americana, após o Banco Central Europeu (BCE) manter sua política monetária e a presidente da instituição, Christine Lagarde, apontar para incertezas quanto à recuperação econômica na zona do euro. Enquanto isso, nos Estados Unidos, a queda nos pedidos de auxílio-desemprego na última semana fortaleceu a percepção de que a economia americana se fortalece.

O Dollar Index (DXY), que mede a variação da divisa americana em relação a outras seis moedas fortes, fechou em alta de 0,20%, aos 91,333 pontos. Principal componente do índice, o euro recuava a US$ 1,2017 no fim da tarde em Nova York, revertendo ganhos no começo da sessão. Já a libra tinha baixa a US$ 1,3842, e o dólar depreciava a 108,04 ienes.

O euro virou e passou a cair ante o dólar, diante das falas de Lagarde em coletiva de imprensa, que seguiu a decisão do BCE hoje. A presidente da autoridade monetária europeia argumentou que a perspectiva a curto prazo no Velho Continente segue incerta por conta da pandemia de covid-19, justificando a manutenção das medidas de apoio monetário, como esperado. Ela ainda reconheceu a disparidade no ritmo de recuperação na zona do euro e nos EUA.

A libra esterlina acumulou um dos piores desempenhos entre moedas de países desenvolvidos ante o dólar hoje. Um indicador econômico relacionado à indústria do Reino Unido, que veio aquém do esperado pelo mercado, contribuiu para a depreciação da moeda britânica, segundo avalia o analista sênior do Western Union Joe Manimbo. Investidores agora ficam à espera das vendas no varejo de abril no país, que serão divulgadas amanhã.

Nos EUA, o mercado acompanhou o recuo nos pedidos de auxílio-desemprego, que atingiram sua menor taxa em 13 meses, a 547 mil, após queda de 39 mil pedidos. O resultado contrariou a expectativa de analistas ouvidos pelo Wall Street Journal, que projetavam alta a 603 mil solicitações.

Também ficou no radar de investidores a notícia de que o presidente americano, Joe Biden, pode propor um imposto máximo de 39,6% sobre ganhos de capital para indivíduos ricos, segundo revelou a Bloomberg, o que reforçou a cautela nos mercados hoje. O menor apetite por risco, em geral, favorece a segurança do dólar.

A moeda americana teve leve alta em relação à moeda do Canadá, e era cotada a 1,2506 dólares canadenses perto do fechamento dos mercados em NY. O movimento ocorre após a divisa canadense apreciar com a decisão do Banco do Canadá (BoC, na sigla em inglês) de cortar o volume do seu programa de compras de ativos. Para analistas consultados pelo Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), a postura do BoC é um caso isolado, percepção esta que foi reforçada pela decisão do BCE de hoje.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações