Moedas Globais: dólar avança na véspera do Fed; iene cai em dia de alta de juros pelo BoJ

Estadão Conteúdo

Publicado 19.03.2024 14:14

Atualizado 19.03.2024 17:40

Moedas Globais: dólar avança na véspera do Fed; iene cai em dia de alta de juros pelo BoJ

O dólar se valorizou nesta terça-feira, 19, ante outras moedas fortes em geral, com investidores se posicionando para a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), na quarta-feira, 20. Nesse quadro, o euro caiu, em meio a avaliações sobre a economia da região da moeda comum, e o iene também recuou, atingindo mínimas em quatro meses, mesmo após o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) elevar juros pela primeira vez em 17 anos.

No fim da tarde em Nova York, o dólar subia a 150,90 ienes, o euro recuava a US$ 1,0865 e a libra tinha baixa a US$ 1,2723. O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de moedas fortes, registrava alta de 0,22%, a 103,827 pontos.

Nesta madrugada, o BoJ elevou os juros pela primeira vez em 17 anos, abandonando a estratégia de juros negativos, em votação dividida (por sete a dois). Em seu comunicado, o BC insistiu que manterá condições monetárias acomodatícias e que continuará a comprar títulos do governo japonês, além de abandonar o controle da curva de juros (YCC, na sigla em inglês).

Após a decisão, o dólar ampliou ganhos frente ao iene, com a divisa japonesa atingindo hoje mínimas desde meados de novembro. Analistas avaliavam que a mudança já era esperada e não deve ser seguida por novas altas nos juros, sendo com isso interpretada como uma postura dovish. O presidente do BoJ, Kazuo Ueda, reforçou que a política monetária seguirá flexível.

O Rabobank avalia que o dólar tem sido apoiado por reavaliações sobre a postura do Fed neste ano e que o iene não teve impulso diante da confirmação de que o BoJ manterá política monetária acomodatícia.

O Fed, por sua vez, deve manter a previsão de três cortes de juros neste ano, segundo analistas, mas a inflação tem perdurado, o que gera incerteza sobre o quadro futuro e quando de fato haverá redução nas taxas. Há expectativa também por projeções atualizadas, nesta quarta-feira, mas amplo consenso de que os juros não mudam agora. O BBH destaca o fato de que os dirigentes do Fed têm mostrado bastante cautela com a possibilidade de relaxar a política monetária muito cedo.

Na Europa, o índice ZEW de expectativas econômicas na Alemanha subiu de 19,9 em fevereiro a 31,7 em março. Na zona do euro, o custo de mão de obra avançou 3,4% no quarto trimestre de 2023, na comparação com igual intervalo do ano anterior, o que confirma desaceleração, após a alta anual de 5,2% vista no terceiro trimestre.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

No Reino Unido, o ministro das Finanças, Jeremy Hunt, expressou otimismo sobre o crescimento do país, que segundo ele pode ser próximo dos níveis vistos nos EUA, superiores aos da Europa. Hunt ainda comentou que a expectativa de perda de fôlego da inflação nos próximos meses é favorável para queda nos juros no país.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações