Moedas Globais: dólar cai ante euro, mas sobe ante libra e emergentes

Estadão Conteúdo

Publicado 24.01.2023 15:39

Atualizado 24.01.2023 20:01

Moedas Globais: dólar cai ante euro, mas sobe ante libra e emergentes

O dólar recuou ante o euro na sessão desta terça-feira, após a divulgação de dados de atividade melhores que o esperado na região. Por outro lado, a moeda americana avançou frente a libra e parte das divisas emergentes, diante dos temores de uma recessão nas principais economias do planeta.

O índice DXY, que mede o dólar ante seis rivais fortes, fechou em queda de 0,21%, a 101,918 pontos. O desempenho negativo da referência foi ditado principalmente pela força do euro, que subia a US$ 1,0881 no fim da tarde em Nova York.

Pela manhã, a S&P Global informou que o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro subiu a 50,2 na leitura preliminar de janeiro, de volta à marca superior a 50, que indica expansão na atividade. Na Alemanha, o PMI composto avançou a 49,7, mas foi pressionado por uma inesperada queda no componente industrial.

Segundo o analista Joseph Manimbo, da Covera, os dados ajudaram o euro porque permitem ao Banco Central Europeu (BCE) continuar firme no processo de alta de juros.

Por outro lado, no horário citado acima, a libra recuava a US$ 1,2330, depois que o PMI composto do Reino Unido atingiu o menor nível em 24 meses. Para a Capital Economics, o indicador mostra que força da atividade britânica exibida no final do ano passado já foi revertido. "Isso apoia nossa visão de que a economia deve entrar em recessão em 2023", diz a consultoria, em relatório a clientes.

Entre outras divisas, o dólar cedia a 130,15 ienes, mas avançava a 18,8198 pesos mexicanos e a 184,7409 pesos argentinos. Nos EUA, o PMI composto apresentou leve melhora na preliminar de janeiro, mas ainda segue em território de contração.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações