Moedas Globais: dólar cai ante rivais, com realização de lucros e ata do BCE

Estadão Conteúdo

Publicado 19.05.2022 14:26

Atualizado 19.05.2022 17:55

Moedas Globais: dólar cai ante rivais, com realização de lucros e ata do BCE

O dólar caiu ante suas principais rivais nesta quinta-feira. Parte do movimento se dá em aparente realização de lucros pela moeda americana, diante das recentes altas, apesar dos temores de recessão econômica nos Estados Unidos. Quanto à zona do euro, ata do Banco Central Europeu (BCE) impulsionou a divisa comum do bloco.

O índice DXY, que mede o dólar frente moedas competitivas, fechou em baixa de 1,05%, a 102,724 pontos. No fim da tarde em Nova York, o euro subia a US$ 1,0590 e a libra, a US$ 1,2493, enquanto o dólar caia a 127,71 ienes.

"Francamente, estamos confusos sobre por que o euro e a libra estariam se recuperando durante um período intenso de sentimento de risco", dizem analistas do BBH. O banco espera que o dólar ganhe alguma força à medida que o sentimento de cautela se amplia entre investidores. Apesar das preocupações com as perspectivas econômicas, o BBH segue acreditando que os Estados Unidos está "muito mais em forma" do que a zona do euro, reino Unido e Japão.

Já o ING pontua que a volatilidade de um mês entre euro e libra está de volta a 8% o que é bastante elevado para um par de divisas europeias, de acordo com o banco holandês. Ainda assim, a instituição prevê que tal volatilidade deve continuar, dada a incerteza sobre as trajetórias do BCE e do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês). "Aqui, pensamos que os ciclos de aperto monetário em ambos estão superfaturados e provavelmente que o ciclo do BoE deve ser reavaliado primeiro".

Hoje, a divulgação da ata mais recente do BCE impulsionou o euro, ainda que levemente. Na ocasião, os dirigentes apontaram que podem elevar os juros básicos "algum tempo" após o fim das compras de ativos. Para a Capital Economics, a aposta de alta de 50 pontos-base ganha forças com os comentários registrados em documento.

Entre emergentes, o rand ficou entre os destaques e ganhou força momentânea ante o dólar, depois que o Banco Central da África do Sul decidiu elevar a taxa básica de juros em 50 pontos-base, a 4,75% ao ano. No horário citado, porém, a divisa sul-americana se enfraquecia frente à americana.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações