Moedas globais: dólar opera em alta ante rivais, com alta na inflação dos EUA

Estadão Conteúdo

Publicado 12.05.2021 14:20

Atualizado 12.05.2021 17:40

Moedas globais: dólar opera em alta ante rivais, com alta na inflação dos EUA

O dólar operou em alta ante moedas rivais nesta quarta-feira, impulsionado pelo avanço acima do esperado do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos de abril. A leitura do indicador alimentou a pressão sobre a política monetária acomodatícia do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e as expectativas em torno do momento em que o banco central americano começará a reverter seus estímulos.

O Dollar Index (DXY), que mede a variação da divisa americana em relação a outras seis moedas fortes, fechou em alta de 0,63% hoje, aos 90,713 pontos. No fim da tarde em Nova York, o euro caía a US$ 1,2077, a libra cedia a US$ 1,4055, e o dólar apreciava a 109,61 ienes.

O avanço anual acima de 4% do CPI americano no mês passado validou o temor do mercado de que a inflação possa estar em trajetória mais acelerada de alta, o que, se sustentado, pode levar o Fed a reduzir o estímulo mais cedo, segundo avalia o analista sênior de mercados do Western Union Joe Manimbo, que ainda associou a queda do euro ante o dólar ao fraco desempenho da indústria da zona do euro em março, segundo dado divulgado hoje.

Autoridades do Fed, no entanto, seguem com o posicionamento de que a alta nos preços se dá, na maior parte, por fatores temporários, como a escassez de chips semicondutores na cadeia global de suprimentos. Entre os dirigentes que se pronunciaram hoje, o vice-presidente Richard Clarida disse ter se surpreendido com a leitura de abril, antes de rechaçar uma possível continuação a longo prazo do movimento.

Presidente da distrital de Atlanta do Fed e membro com direito a voto nas reuniões do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) em 2021, Raphael Bostic disse considerar que ainda é cedo para saber se a inflação nos EUA está em uma trajetória preocupante. Segundo ele, o cenário só ficará mais claro após setembro, quando deve começar a arrefecer o impacto dos fatores transitórios que causam "turbulência" nos preços.

Para a Capital Economics, o dólar deve se recuperar de perdas recentes e acumular ganhos à medida que a economia dos EUA se fortaleça em ritmo mais acelerado ao longo do ano, em relação a de outras nações desenvolvidas. Além disso, a consultoria aponta para a retomada do avanço dos juros dos Treasuries como um fator decisivo à apreciação da moeda americana este ano.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações