Moedas globais: dólar opera em alta ante rivais, de olho em riscos e Fed

Estadão Conteúdo

Publicado 11.10.2021 14:42

Atualizado 11.10.2021 18:10

Moedas globais: dólar opera em alta ante rivais, de olho em riscos e Fed

O dólar se fortaleceu ante moedas rivais nesta segunda-feira, 11, com o mercado cauteloso em meio a preocupações sobre a desaceleração da atividade econômica global. Operadores também avaliam a iminente redução nas compras de bônus pelo Federal Reserve (Fed), que deve começar já no mês que vem.

O índice DXY, que mede a variação do dólar ante uma cesta de seis pares fortes, avançou 0,26%, aos 94,316 pontos. No fim da tarde em Nova York, o euro recuava a US$ 1,1560, a libra cedia a US$ 1,3609 e o dólar tinha alta a 113,35 ienes.

O status de reserva de segurança de investidores do dólar beneficiou a moeda americana hoje, em meio a uma sessão de baixo apetite por risco em Wall Street, que ainda operou com o mercado de Treasuries fechado por conta do feriado de Columbus Day nos EUA.

A crise energética na Europa e na China, gargalos na cadeia produtiva global e o avanço inflacionária em economias desenvolvidas colocam em risco o crescimento da atividade, o que favorece o dólar como porto seguro do mercado.

Esta tendência deve se manter no futuro próximo, de acordo com a Capital Economics. A consultoria britânica prevê que a divisa americana seguirá em ritmo de valorização contínua e lenta, com a moderação dos níveis de atividade global após o impulso que seguiu a crise do coronavírus, e também reagindo ao posicionamento mais hawkish do Fed. Na próxima quarta-feira (13), a entidade divulgará a ata da sua última reunião de política monetária.

Na Europa, o destaque do dia ficou por conta de falas de dirigentes do Banco Central Europeu (BCE), entre eles o economista-chefe Philip Lane. Ele adotou tom otimista ao falar de um possível impacto da cepa delta do coronavírus à economia da zona do euro, mas advertiu para as recentes altas nos preços do setor de energia no bloco monetário, em meio à forte alta do petróleo e a escassez no suprimento de gás natural europeu, cujos preços atingiram recorde histórico recentemente.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações