Moedas globais: dólar opera em alta ante rivais e DXY avança

Estadão Conteúdo

Publicado 30.04.2021 14:33

Atualizado 30.04.2021 17:40

Moedas globais: dólar opera em alta ante rivais e DXY avança

O dólar operou em alta ante moedas rivais nesta sexta-feira, apoiado pelo baixo apetite ao risco nos mercados em Nova York, em meio a realização de lucros e reajustes durante o último pregão deste mês. A sessão também foi marcada pela fraqueza da libra e do euro, diante do recuo do Produto Interno Bruto (PIB) do 1º trimestre na zona do euro e em países do bloco.

O Dollar Index (DXY), que mede a variação da moeda dos Estados Unidos em relação a outras seis divisas fortes, avançou 0,73% hoje, aos 91,280 pontos, com alta de 0,46% na semana. No acumulado de abril, o índice recuou 2,09%, revertendo avanço superior a 3% no primeiro trimestre. No fim da tarde em NY, o dólar subia a 109,34 ienes, a libra recuava a US$ 1,3813, enquanto o euro tinha baixa a US$ 1,2022.

Além dos ajustes de portfólios nas negociações hoje, o dólar se beneficiou da divulgação da primeira leitura dos PIBs de França, Alemanha, Itália e zona do euro para o 1º trimestre de 2021, que recuaram em maioria, com exceção da França. A desaceleração econômica no continente reflete as medidas restritivas adotadas nos primeiros três meses deste ano para conter a pandemia de covid-19 na Europa, comenta a Oxford Economics. Apesar da recessão, a casa considera que o PIB da zona do euro mostrou resiliência ante os lockdowns.

Também foi divulgado a taxa de desemprego de março na União Europeia (UE), que teve queda modesta de 8,3% em fevereiro a 8,1% em março, mas ainda em resultado melhor que o projetado por analistas, que esperavam estabilidade do indicador. Já o índice de preços ao consumidor da região avançou 1,6% em abril ante março.

Ainda no noticiário europeu, investidores acompanharam a decisão da Rússia de colocar oito autoridades da UE em uma lista negra, em retaliação às sanções do bloco em resposta à prisão do líder da oposição russa Alexei Navalny. A decisão foi criticada pela UE.

Nos Estados Unidos, a alta acima das expectativas nos gastos com consumo, renda pessoal e do índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) reforçaram a percepção de aceleração econômica no país, dando ainda mais impulso ao dólar. Além disso, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) dos EUA, medido pelo Instituto de Gestão de Oferta (ISM, na sigla em inglês) subiu a 72,1 em abril, maior nível em quase quatro décadas.

Entre moedas emergentes, o peso mexicano recuou ante o dólar nesta sexta-feira, após o PIB do país avançar 0,4% no trimestre passado, em desaceleração em relação ao período imediatamente anterior. Perto do fechamento dos mercados em NY, o dólar subia a 20,2641 pesos mexicanos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações