Moedas Globais: dólar opera misto ante rivais antes de dado de emprego dos EUA

Estadão Conteúdo

Publicado 28.06.2021 14:41

Atualizado 28.06.2021 18:11

Moedas Globais: dólar opera misto ante rivais antes de dado de emprego dos EUA

O dólar operou sem direção única ante moedas rivais nesta segunda-feira, na primeira sessão de semana que terá a divulgação do relatório de empregos (payroll) de junho nos Estados Unidos. Dados de inflação na Alemanha e falas de dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) sobre um futuro aperto monetário enfraqueceram o euro, o que emprestou fôlego ao DXY, índice que mede a variação do dólar ante seis moedas pares.

O DXY fechou em leve alta de 0,04%, aos 91,887 pontos, com o euro em queda a US$ 1,1928 no fim da tarde em Nova York. A libra também recuava ante a divisa americana, a US$ 1,3877, após registrar altas mais cedo. Já o dólar cedia a 110,61 ienes.

O Brown Brothers Harriman estima que, além do payroll de junho, a moeda americana operou em margem limitada à espera de outros indicadores da economia dos Estados Unidos que sairão nesta semana, como o índice de atividade industrial do mesmo mês, medido pelo Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês). "Indicadores fortes nos EUA podem ajudar o dólar a registrar mais ganhos amplos nesta semana", afirma o banco, em relatório enviado a clientes.

Investidores também acompanharam falas de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) sobre a trajetória inflacionária nos EUA. Enquanto o vice-presidente para Supervisão da entidade, Randal Quarles, reiterou a visão de que as pressões de alta nos preços são temporárias, o presidente do Fed de Boston, Eric Rosengren, alertou para a alta de preços no mercado imobiliário americano como um possível risco à estabilidade financeira do país.

No Velho Continente, o euro ficou sem força durante todo o dia, após a Destatis, agência oficial de estatísticas da Alemanha, informar o maior avanço anual nos custos de importação do país desde 1981. A tendência de alta da inflação na zona do euro tem alimentado temores de que o BCE possa ser forçado a reduzir os estímulos monetários mais cedo do que o esperado.

Dirigente do BCE e presidente do Bundesbank, o BC alemão, Jens Weidmann argumentou que o Programa de Compras Emergenciais da Pandemia (PEPP, na sigla em inglês) deve ser finalizado assim que a pandemia deixar de afetar a economia da zona do euro. Já Robert Holzmann, também dirigente do BCE, estimou que a ferramenta terá seu uso suspenso em março de 2022.

Segundo o vice-presidente do BC da zona do euro, Luis de Guindos, a entidade está atenta para avaliar se a alta nos preços será temporária, como acredita ser Fabio Panetta, outro membro do comitê executivo do BCE.

Entre emergentes, o peso colombiano fortaleceu ante o dólar, após o Banco Central da Colômbia decidir manter a sua taxa básica de juros em 1,75%. Para a Capital Economics, o BC colombiano pode ser um dos próximos dentre economias emergentes a elevar os juros, em meio à alta da inflação. No fim da tarde, o dólar recuava a 3.711,66 pesos, segundo o jornal colombiano Portafolio.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações