Moedas globais: dólar opera misto ante rivais, com dados dos EUA e zona do euro

Estadão Conteúdo

Publicado 29.04.2021 14:35

Atualizado 29.04.2021 17:40

Moedas globais: dólar opera misto ante rivais, com dados dos EUA e zona do euro

O dólar operou sem direção única em relação a moedas rivais nesta quinta-feira, com a divisa americana reagindo a indicadores dos Estados Unidos e à covid-19 no Reino Unido.

O Dollar Index (DXY), que mede a variação do dólar ante outras seis moedas fortes, fechou próximo à estabilidade, em alta de 0,01%, aos 90,614 pontos.

O euro, principal componente do índice, subia a US$ 1,2131, quase estável, enquanto a libra tinha alta a US$ 1,3949, perto do fechamento dos mercados em Nova York. Já o dólar avançava a 108,88 ienes, em dia de liquidez reduzida nos mercados do Japão por conta do feriado local de Showa.

Nos Estados Unidos, o noticiário econômico ficou concentrado nas divulgações da leitura inicial do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, que avançou 6,4% na taxa anualizada, e do índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) para o mesmo período, que registrou alta de 3,5% na comparação anual. Também saiu o número de vendas pendentes de imóveis no país, que cresceram 1,9% em março ante fevereiro deste ano.

O dólar reagiu não só aos indicadores, mas também à alta nos retornos dos Treasuries, segundo afirma em relatório o Brown Brothers Harriman. Os retornos subiram hoje diante das perspectivas de inflação com o PCE e ainda refletindo a postura dovish do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e de seu presidente, Jerome Powell, em decisão de política monetária ontem.

"O dólar está ganhando força com o aumento dos rendimentos após a decisão do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Fed, mas uma alta mais sustentada requer uma guinada maior nos juros dos Treasuries", avalia o banco americano.

Na Europa, investidores acompanharam a divulgação do índice de sentimento econômico da zona do euro, que registrou avançou para 110,3 pontos em abril, retomando o nível anterior à pandemia de covid-19. Já a confiança do consumidor na região teve alta a -8,1 no mesmo mês, confirmando a estimativa de analistas. Na Alemanha, a leitura preliminar do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,7% na mesma comparação.

Já no Reino Unido, a libra se beneficiou do otimismo pela acelerada vacinação contra a covid-19 no país, ainda que incertezas políticas tenham limitado os ganhos, de acordo com a estrategista de câmbio do ING, Petr Krpata.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Entre moedas emergentes, a lira turca se enfraqueceu ante o dólar, após o Banco Central da Turquia elevar as suas projeções para a inflação no país em 2021 e 2022. No fim da tarde em NY, o dólar avançava a 8,2152 liras.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações