Moedas Globais: dólar recua ante divisas principais; peso argentino segue sob pressão

Estadão Conteúdo

Publicado 23.10.2023 14:21

Atualizado 23.10.2023 17:40

Moedas Globais: dólar recua ante divisas principais; peso argentino segue sob pressão

O dólar recuou ante outras moedas principais, em dia de agenda modesta nesta segunda-feira, 23. As perdas aumentaram à tarde, em meio ao movimento de baixa dos retorno dos Treasuries. Incertezas com o conflito no Oriente Médio estiveram no radar, e na Argentina o peso continuou sob pressão, após o primeiro turno do domingo ser vencido por Sergio Massa, ministro da Economia, que disputará o segundo turno em novembro com Javier Milei.

No fim da tarde em Nova York, o dólar caía a 149,65 ienes, o euro avançava a US$ 1,0666 e a libra tinha alta a US$ 1,2242. O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de moedas fortes, registrou baixa de 0,59%, a 105,536 pontos.

O DXY tinha ganho modesto de madrugada, mas inverteu o sinal ainda pela manhã. O movimento acompanhou a perda de fôlego dos retornos dos Treasuries, com correção nos juros após máximas mais cedo.

O euro se valorizou, nesse contexto. Na agenda local, o índice de confiança do consumidor da zona do euro recuou a -17,9 em outubro, ante previsão de -18,0 dos analistas ouvidos pela FactSet.

O confronto entre Israel e o Hamas também seguia como foco importante. Houve notícias sobre a libertação de reféns, mas a possibilidade de um avanço amplo nesse processo era até então frustrada, segundo fontes ouvidas pela Dow Jones Newswires. O presidente americano, Joe Biden, conversava com líderes aliados sobre o quadro, e o governo americano reafirmava apoio a Israel.

A Oanda avaliava que esta seria uma "grande semana" para o dólar, com notícias que poderiam fazer a moeda caminhar para lados distintos. Ela citou o movimento dos retornos dos Treasuries dados econômicos e também as perspectivas anunciadas por grandes empresas, em meio à temporada de balanços.

Na Argentina, o dólar recuava a 350,0243 pesos, no horário citado. Massa surpreendeu com o primeiro lugar, mas analistas em geral preveem disputa acirrada com Milei no segundo turno.

O Congresso dividido tende ainda a barrar mudanças mais radicais, com alguns dos analistas avaliando que com isso diminui a chance de eventualmente Milei ter apoio para uma dolarização.

Além disso, há expectativa de volatilidade nas próximas semanas, antes da votação decisiva em 19 de novembro. No mercado paralelo, o chamado dólar blue avançava hoje ao novo recorde, em 1.100 pesos, segundo o jornal Ámbito Financiero. O mesmo meio reportou que Massa anunciou câmbio único para todas as exportações do país, válido apenas durante 30 dias a partir desta terça-feira. Entre analistas, a expectativa era de mais volatilidade nos mercados, antes do segundo turno.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações