Moedas globais: dólar recua ante rivais, com ajustes em início de semana com Fed

Estadão Conteúdo

Publicado 26.07.2021 14:39

Atualizado 26.07.2021 18:41

Moedas globais: dólar recua ante rivais, com ajustes em início de semana com Fed

O dólar operou em baixa ante moedas rivais nesta segunda-feira, 26, com investidores ajustando seus portfólios à espera da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que sai na próxima quarta-feira (28). Já o euro chegou a demonstrar fraqueza durante a sessão após um indicador fraco na Alemanha, enquanto a libra se fortaleceu em meio à redução de casos de covid-19 no Reino Unido.

O índice DXY, que mede a variação do dólar ante seis divisas pares, fechou em queda de 0,28%, aos 92,649 pontos. Às 16h50 (de Brasília), o euro subia a US$ 1,1803, a libra apreciava a US$ 1,3816 e o dólar recuava a 110,41 ienes.

Segundo o analista sênior Joe Manimbo, do Western Union, operadores estão se preparando para a decisão monetária do Fed, "que provavelmente avançará as conversas pelo início do tapering", como é chamado o processo de retirada gradual dos estímulos monetários.

Manimbo, no entanto, não acredita que a autoridade monetária dos EUA delineará um prazo para a reversão dos estímulos. "Contanto que a situação da pandemia de coronavírus não saia do controle e atrapalhe materialmente as perspectivas econômicas nos EUA, o Fed pode revelar um cronograma de redução no decorrer do terceiro trimestre" de 2021, estima o economista, em relatório enviado a clientes.

Segundo o ING, com base em dados da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CTFC, na sigla em inglês) dos EUA, na semana encerrada em 20 de julho, o volume de operações compradas do dólar ultrapassou a de operações vendidas no mercado cambial pela primeira vez desde março do ano passado, em relação à média dos negócios das 10 moedas globais mais fortes.

Para o banco holandês, esse é um sinal de que "a clara mudança de posicionamento do Fed para um tom mais 'hawkish' e a perda de força das chamadas 'operações de reflação' levou a uma recuperação no sentimento do dólar" entre as apostas de investidores.

O euro, por sua vez, se manteve forte ante a moeda americana durante a maior parte da sessão, apesar da momentânea perda de força após o instituto Ifo informar queda no sentimento das empresas alemãs em julho, o que contrariou a expectativa de alta do mercado. Para a Oxford Economics, o indicador sinalizou para riscos de baixa para a economia da zona do euro. Já a Capital Economics não vê impacto duradouro para a recuperação da economia alemã.

A libra se fortaleceu nesta segunda-feira à medida que a trajetória dos casos de covid-19 no Reino Unido, acompanhada de perto pelo mercado local, mostrou redução nas infecções. Segundo dados do governo britânico, a média diária de testes positivos de covid-19 na última semana foi 21,5% menor que a do mesmo período anterior.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações