Moedas globais: Dólar recua ante rivais com da expectativa de manutenção nos juros pelo Fed

Estadão Conteúdo

Publicado 09.06.2023 08:55

Moedas globais: Dólar recua ante rivais com da expectativa de manutenção nos juros pelo Fed

O dólar recuou hoje ante rivais, à medida que dados indicando arrefecimento no mercado de trabalho dos EUA consolidaram expectativa de manutenção nos juros pelo Federal Reserve (Fed) na semana que vem. Entre emergentes, a lira chegou a renovar mínimas históricas, porém, se recuperou ante a moeda americana durante o pregão.

Por volta das 17h (de Brasília), o dólar recuava a 138,94 ienes e a libra tinha alta a US$ 1,2559. O DXY registrou queda de 0,73%, a 103,343 pontos.

O dólar começou a sessão em queda modesta, mas ampliou perdas após o Departamento do Trabalho dos EUA revelar aumento acima do esperado nos pedidos de auxílio-desemprego. Segundo o Jefferies, os dados representam etapas iniciais de resfriamento do mercado de trabalho americano.

A proximidade entre o lançamento do relatório e a decisão monetária do Fed, a ser divulgada em 14 de junho, suporta a possibilidade de dirigentes manterem os juros básicos na faixa atual, avalia a Oanda, o que tende a diminuir a atratividade do dólar. Contudo, a moeda americana deve ganhar força no próximo semestre, caso o Fed volte a elevar os juros em julho, pondera o CIBC Economics.

Ainda no radar, o euro avançou a US$ 1,0782. Hoje, a Eurostat informou que o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro contraiu 0,1% no primeiro trimestre, confirmando recessão técnica no bloco. Apesar disso, analistas continuam projetando que o Banco Central Europeu (BCE) deve elevar novamente os juros até um nível suficientemente restritivo para controlar a inflação. Na visão do Danske Bank, uma alta de 25 pontos-base nos juros já foi "bem telegrafada", por isso a reação nos mercados pode ser contida.

Para o ING, a redução na volatilidade dos mercados de câmbio aponta que os investidores "provavelmente acreditam" que os juros de BCs das principais economias não devem ter movimentações bruscas até o final do ano, apresentando talvez só alguns ajustes para cima. Este cenário favorece o comércio de moedas emergentes, beneficiando o peso mexicano, analisa o banco.

Entre emergentes, a lira turca voltou a renovar mínimas históricas ante o dólar, diante de especulações de que o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, planeja adotar uma política econômica mais convencional. A moeda emergente, porém, reduziu a maior parte das perdas e passou a avançar contra a moeda americana. No final da tarde, o dólar recuava a 23,0932 liras turcas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações