Moedas Globais: dólar recua ante rivais, em correção de ganhos recentes e na véspera do payroll

Estadão Conteúdo

Publicado 05.10.2023 14:25

Atualizado 05.10.2023 17:40

Moedas Globais: dólar recua ante rivais, em correção de ganhos recentes e na véspera do payroll

O dólar hoje recuou ante rivais fortes nesta quinta-feira, 5, em meio a correção de fortes ganhos recentes e enquanto investidores se posicionam para a divulgação do principal relatório de empregos dos EUA, o payroll. Entre emergentes, o peso mexicano registrou acentuada desvalorização contra o dólar, acompanhando pares da América Latina e com perdas intensificadas por cautela do mercado local.

No fim da tarde em Nova York, o dólar caía a 148,45 a ienes, o euro avançava a US$ 1,0552 e a libra tinha alta a US$ 1,2194. O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de moedas fortes, registrou baixa de 0,44%, a 106,332 pontos.

Em relatório, o Brown Brothers Harriman (BBH) aponta que a depreciação da moeda americana ante pares fortes reflete a consolidação de ganhos recentes. O banco nota que "não há razão para acreditar que a tendência de alta do dólar terminou", em especial contra o iene. O BBH avalia que dados recentes de balanço patrimonial do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) não sugerem intervenção nos mercados de câmbio e que, além das especulações sobre esta possível interferência, não houve mudança nos fundamentos que apoiam a moeda americana. "Os dados do payroll amanhã serão muito importantes para a direção do dólar no curto prazo", analisou.

Para o ING, ainda há espaço para uma "reprecificação hawkish" na parte frontal da curva do dólar, e os riscos de alta para a divisa "continuam substanciais".

Entre emergentes, o peso mexicano operou sob forte pressão nesta quinta-feira, ampliando desvalorização contra o dólar após o governo do México decidir unilateralmente alterar as tarifas de concessões de aeroporto, segundo comunicado de empresas controladoras.

Em comentário ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o analista Edward Moya, da Oanda, afirmou que a decisão foi inesperada e deve levar a grandes alterações de tarifas em outras indústrias. "No curto prazo, são más notícias para os ativos mexicanos, incluindo o peso, considerando o cenário mais fraco de crescimento global", projetou.

Contudo, outros analistas consultados pelo Broadcast discordam que este seja o principal driver do desempenho da moeda neste pregão. Analista de Mercados do ActivTrades, Alexander Londoño diz que o dólar tem ganhado espaço especialmente sobre as principais divisas da América Latina, não apenas sobre o peso mexicano. Para ele, a divisa do México sofre "acima de tudo" pela perspectiva de que os juros do Federal Reserve (Fed) permanecerão elevados por tempo prolongado e por uma correção de ganhos recentes.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações