Moedas globais: dólar recua em NY, com apetite a risco valorizando moedas rivais

Estadão Conteúdo

Publicado 24.05.2021 14:45

Atualizado 24.05.2021 18:11

Moedas globais: dólar recua em NY, com apetite a risco valorizando moedas rivais

O dólar operou em queda ante moedas rivais nesta segunda-feira, com investidores mais propensos ao risco em dia de agenda esvaziada de indicadores econômicos nos EUA. Investidores ainda acompanharam discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), de olho na trajetória inflacionária dos Estados Unidos.

O Dollar Index (DXY), que mede a variação do dólar ante seis moedas fortes, recuou 0,19% hoje, aos 89,844 pontos. O euro, principal componente do índice, esteve entre as moedas de países desenvolvidos que mais apreciaram em relação ao dólar, operando em alta a US$ 1,2220 no fim da tarde de NY. Já a {{2|libra^^ se recuperou de queda durante parte da sessão e subia a US$ 1,4160, enquanto o dólar recuava a 108,79 ienes.

Para o analista sênior do Western Union Joe Manimbo, a perspectiva de melhora da economia global em 2021 favoreceu moedas rivais do dólar. Este cenário, diz o ING, deve se estender no restante da semana. "Os baixos níveis de volatilidade devem continuar a favorecer o comportamento de busca de risco nos mercados de câmbio", afirma o banco holandês, acrescentando que o DXY pode cair novamente para o patamar dos 89,65 pontos, a menos que autoridades do Fed sinalizem retirada de estímulos.

Nesta segunda-feira, investidores acompanharam falas da diretora do Fed Lael Brainard, que afirmou esperar alta na inflação dos EUA este ano, mas ainda sob expectativas "ancoradas" e com base em fatores transitórios. Mensagem semelhante foi dita pelo presidente da distrital de Atlanta do Fed, Raphael Bostic, que acrescentou que a entidade monetária deve ter uma "visão mais clara" da inflação americana a partir do verão no país, que vai do fim de junho ao fim de setembro.

Quanto à política monetária, o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, disse que a instituição pode iniciar a redução do volume do seu programa de compra de ativos nos próximos meses, ressaltando, porém, que ainda não é o momento para tratar do assunto. Recentemente, dois membros do Fed - Robert Kaplan, da regional de Dallas, e Patrick Harker, da distrital da Filadélfia - defenderam o início do debate sobre a retirada de estímulos à economia.

*Com informações de Dow Jones Newswires

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações