Moedas Globais: dólar se desvaloriza ante rivais, com euro forte após dado

Estadão Conteúdo

Publicado 06.05.2021 14:44

Atualizado 06.05.2021 18:10

Moedas Globais: dólar se desvaloriza ante rivais, com euro forte após dado

O dólar se desvalorizou ante rivais e emergentes nesta quinta-feira, pressionado pelo fortalecimento do euro, após dados fortes da economia europeia. Apesar disso, a libra esterlina não conseguiu sustentar ganhos, após decisão do Banco da Inglaterra (BoE, na siga em inglês) de reduzir o ritmo de compras de ativos.

No fim da tarde em Nova York, a moeda americana cedia a 109,06 ienes. Já o índice DXY, que mede a variação da divisa dos Estados Unidos ante uma cesta de seis rivais fortes, recuou 0,39%, a 90,951 pontos.

O euro, que compõe a maior parte do índice, cedia a US$ 1,2064. "O crescimento econômico mais forte e a melhora no ritmo de vacinação contra o coronavírus estão ajudando investidores a verem o euro de forma positiva", explicou o analista Michael Goshko, da Western Union.

A Eurostat, agência oficial de estatísticas da União Europeia, informou hoje que as vendas no varejo da zona do euro avançaram 2,7% em março ante fevereiro, superando expectativas de analistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam alta de 1,6%. Na Alemanha, as encomendas à indústria também ficaram acima do esperado, enquanto, nos EUA, os pedidos de auxílio-desemprego caíram abaixo de 500 mil na semana passada.

No Reino Unido, o índice de gerentes de compras industrial (PMI, na sigla em inglês) saltou em abril ao maior nível desde 2013. Ainda assim, a libra recuava a US$ 1,3897 perto das 17h (de Brasília). De manhã, o BoE anunciou decisão de reduzir as compras semanais de Gilts, os títulos soberanos, para cerca de 3,44 bilhões de libras, entre 10 de maio a 4 de agosto, de 4,44 bilhões de libras nas semanas anteriores.

Outra decisão de BC de destaque nesta quinta-feira foi do Banco da Turquia, que manteve inalterada a taxa básica de juros em 18%, conforme esperado. Com isso, no final da tarde, o dólar recuava a 8,2772 liras turcas, em linha com demais emergentes: a 14,2207 rands sul-africanos e a 20,1020 pesos mexicanos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações