Moedas Globais: dólar se desvaloriza com foco em impasse nos EUA e eleição

Estadão Conteúdo

Publicado 23.10.2020 15:06

Atualizado 23.10.2020 18:40

Moedas Globais: dólar se desvaloriza com foco em impasse nos EUA e eleição

O dólar recuou na comparação com outras moedas fortes nesta sexta-feira, com o foco dos investidores no impasse fiscal em Washington e nas eleições dos Estados Unidos, que ocorrerão em dez dias.

No fim da tarde em Nova York, o dólar caía a 104,73 ienes, o euro avançava a US$ 1,1861 e a libra tinha queda a US$ 1,3039. O índice DXY, que mede a variação da moeda dos EUA ante uma cesta seis rivais, registrou baixa de 0,20%, a 92,768 pontos, com perda semanal de 0,98%.

"A pressão sobre o dólar foi retomada", comentam analistas do Brown Brothers Harriman, um banco de investimentos americano. "O dólar está em baixa esta semana em relação a todas as principais moedas, e é digno de nota que está enfraquecendo mesmo com o aumento dos rendimentos dos juros dos Treasuries", acrescentam os profissionais.

O foco do mercado continuou no impasse fiscal em Washington. A presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, voltou a demonstrar otimismo, mas o diretor do Conselho Econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, afirmou que as negociações "não estão progredindo rapidamente". O secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, que negocia diretamente com a democrata, disse que houve progresso nas tratativas, mas "diferenças significativas" ainda permanecem.

"As expectativas de que Washington acabaria eventualmente indo ao socorro da economia com estímulos ousados empurraram o dólar para o fundo do bloco", afirma o analista sênior de mercado Joe Manimbo, da Western Union. Além disso, investidores já estão com o foco nas eleições de 3 de novembro, nas quais uma vitória do Partido Democrata poderia levar o dólar a se desvalorizar mais.

O euro, por sua vez, se valorizou após o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial da Alemanha atingir em outubro o maior nível em 30 meses. Além disso, o PMI da indústria da zona do euro registrou neste mês o maior nível em 26 meses.

A libra, por outro lado, recuou em meio a indicadores mistos no Reino Unido. De acordo com Manimbo, o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) pode anunciar novos estímulos já na próxima reunião de política monetária, no dia 5 de novembro.

Em relação a divisas de países emergentes e ligados a commodities, o dólar subia 78,1583 pesos argentinos, mas caía a 20,8813 pesos mexicanos e a 76,195 rublos russos, no final da tarde em NY. Nesta sexta, o banco central da Rússia manteve a taxa básica de juros do país em 4,25%.

A lira turca, por sua vez, voltou a se enfraquecer na sexta, após o BC da Turquia ter mantido na quinta os juros em 10,25%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações