Moedas globais: dólar sobe ante maioria das moedas

Estadão Conteúdo

Publicado 07.01.2021 16:07

Atualizado 07.01.2021 19:40

Moedas globais: dólar sobe ante maioria das moedas

O dólar operou em alta com relação à maioria das divisas, em meio à divulgação de dados negativos na zona do euro que levaram a moeda única a se desvalorizar, e a temores com o avanço da covid-19 no Reino Unido, o que fez a libra cair. No Japão, o iene teve mais um dia de queda ante a moeda americana, após líderes locais expressarem preocupação com a força do ativo. Assim como ontem, os distúrbios em Washington tiveram efeito secundário no mercado.

O índice DXY, que mede o dólar frente a outras seis moedas de economias desenvolvidas, fechou em alta hoje de 0,33%, a 89,826 pontos. Um das principais quedas foi do iene, que de acordo com o BBH, se enfraqueceu após os "principais legisladores do Japão se reunirem em meio à crescente preocupação com o iene forte" e em busca de estabilidade no ativo local. O dólar se valorizava ante o ativo japonês e era cotado a 103,84 ienes no final da tarde em Nova York.

"Os mercados ignoraram em grande parte o caos que eclodiu em Washington ontem, quando o prédio do Capitólio foi cercado por manifestantes", avalia a Western Union.

A consultoria aponta para o fato de que investidores continuam evitando os riscos embutidos no crescimento de curto prazo para justificar os movimentos do mercado.

O euro teve sua recuperação "resfriada por notícias preocupantes sobre a economia do bloco", segundo a Western Union. A zona do euro continuou lutando contra a deflação em dezembro, enquanto os gastos do consumidor caíram mais de 6% em novembro, de acordo com dados publicados hoje. Ainda assim, o euro se mantém próximo do seu maior valor perante o dólar em três anos, no que a consultoria avalia que demonstra que "a sequência de vitórias ainda está viva". Ao final da tarde, o euro se desvalorizava ante ao dólar, e era cotado a US$ 1,2268.

As preocupações com o vírus descontrolado afetando a recuperação do Reino Unido e potencialmente levando o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) a empurrar as taxas de juros abaixo de zero "colocaram um freio momentâneo no desempenho superior da libra", segundo a Western Union.

Os lockdowns renovados são um presságio de baixa para as perspectivas de crescimento e reabriram a porta para as taxas negativas que o negócio da Brexit havia aparentemente fechado. A libra se valorizou perante o euro, mas ante o dólar caiu, e era cotada a US$ 1,3561 no final da tarde.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações